AS ABELHAS

AS ABELHAS

(Experimental- FICHA DE PESQUISA)

1.CRENÇA POPULAR: Segundo uma crença popular as abelhas não pertencem ao reino animal. Pertencem ao reino das fadas.

2.COLMEIA: Onde vivem e trabalham as abelhas. Cada colmeia, segundo a crença popular, seria o corpo de uma determinada fada.

3.LENDA HINDO-HIMALAIA: Sustenta que a abelha não é originária do nosso planeta, mas de outro ponto do cosmos.

4.MEL: Substância produzida pelas abelhas, em cortiços ou colmeias.

5.USO DO MEL: Desde tempos imemoriais que o homem se apropria do mel.

6.QUEM USA O MEL: Desde os indígenas das Américas, até os aborígenes da Nova Zelândia, passando por populações primitivas de várias outras regiões.

7.OLHOS: As abelhas têm 5 olhos. São 3 pequenos no topo da cabeça, que são usados para enxergar melhor dentro da colmeia e, dois maiores na frente para uso normal.

8.VELOCIDADE DAS ABELHAS: 17km\hora.

9.SOM: O som produzido pelas abelhas chama-se "AZOINAR".

10."LUA-DE-MEL: Na Grécia de 500 anos a.C., Hipócrates costumava prescrever mel, para acalmar a ansiedade dos noivos antes do casamento, o que originou a expressão.

11.PRODUÇÃO AGRÍCOLA: No Brasil, alguns experimentos mostraram que com as abelhas é possível aumentar a produção de café, soja, laranja, caju e guaraná.

12.POLINIZAÇÃO: Transformação do néctar retirado pelas abelhas das flores, em mel.

13.FERRÃO E VENENO: São armas de defesa das abelhas. O veneno é nocivo ao ser humano quando em altas doses, podendo levar até a morte.

14.REAÇÃO DA PESSOA FERROADA POR ABELHAS: Depende de sua sensibilidade. Alguns suportam muitas ferroadas sem preocupação. Outras com apenas uma ferroada passam mal. (são alérgicos aos venenos das abelhas).

15.MEDICINA: Quando se tratar de envenenamentos, seja de que espécie for, as pessoas devem procurar um médico sem perda de tempo.

16.DOMESTICAÇÃO: Nem todas as abelhas são domesticáveis.

17. VIDA DAS ABELHAS:

- Algumas são solitárias. Constroem seu ninho em ocos de árvores ou embaixo da terra;

- As abelhas sociais vivem em grandes colônias de indivíduos e seus ninhos são chamados colmeias;

- O zângão ou zangão morre logo depois da copula com a rainha.

18.CORPO DAS ABELHAS:

- Raramente ultrapassa 3,75 cm de comprimento;

- O corpo é constituído de cabeça,tórax e abdômen;

- No tórax encontram-se dois pares de asas e 3 pares de pernas.

19.ORGANIZAÇÃO DAS ABELHAS: Operárias,que providenciam a alimentação. A rainha que põe os ovos e o zangão, que se acasala com a rainha.

20.TAMANHO DE UMA COLÔNIA DE ABELHAS: Uma colônia de tamanho médio compreende uma rainha, cerca de 100 zangões e de 60.000 operárias.

21.ABELHA OPERÁRIA: Em sua última fase de vida limita-se a limpar a colmeia, fazendo curtos voos de treinamento e prestar seu "serviço militar", ficando de guarda junto á entrada das colmeias e ferroando os intrusos.

22.SURGIMENTO DAS ABELHAS: Há cerca de 100 milhões de anos,junto com o desenvolvimento das flores.

FONTEs DE PESQUISAS: Diversas

Antonio Tavares de Lima
Enviado por Antonio Tavares de Lima em 29/04/2013
Reeditado em 03/05/2013
Código do texto: T4265939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.