Por que as pessoas gaguejam?

 
SABER DIZER NÃO PARA SI MESMO

NÃO SOMOS DEUSES...
Não sejamos egoístas a ponto de querermos apenas atenção para nós, gostamos de receber comentários, elogios e dicas, então é bom visitar, comentar e prestigiar o trabalho dos colegas também, isso nos acrescenta conhecimento, bem estar e o querer bem de alguém.

NÃO CLONE...
Temos de ter consciência sempre disto, nunca deve-se plagiar obras alheias, por vezes encontramos poemas e frases praticamente copiadas dos colegas, é totalmente desrespeito e antiético... Pode ter inspiração partida da leitura e interação, é sempre louvável e trás alegria e carinho de todos que compartilham.

NÃO COBIÇE TALENTO ...
Não devemos de forma alguma cobiçar o que não nós pertence... Talento de outro, é do outro e não teu, cada qual tem sua identidade de gênero e de arte... E respeitar o outro, é parte do respeito de si próprio.

NÃO DESEJE O SENTIR...
Não devemos querer possuir o amor expresso nas poesias alheias - da parte da autoria, cobiçar o amor dedicado alguém e deslumbrar com a sedução e o desejo de querer aquele amor... É pecado.Por outro lado, se emocionar com a leitura e desejar partilhar aquele sentir com alguém especial, é louvável. Podendo ofertar a obra escrita a um ser de convívio afetuoso ao seu lado, compartilhando-lhe em versos seu puro amor e desejo, dedicando ou recitando a poesia que o tomou pela emoção. Assim, o objetivo do autor será de fato alcançado.

NÃO MATARÁS O AMOR...
Quem tem o dom da escrita,use-o com amor... Não usando as palavras para mal tratar ou ferir alguém, as palavras por vezes eternizam nossos sentir, e se tem Deus no seu coração a mágoa em breve será substituída pelo bom sentimento. Se não pedir perdão a alguém, ou conceder seu perdão a alguém, não ofenda! Apenas silencie-se, o silêncio para o poeta é o que por vezes é a melhor resposta.

NÃO MATARÁS O SONHO...
Se você tem sonho de ser escritor, parabéns!... Se não tem, então não menospreze o sentir sincero de alguns escritores do Recanto, que tem talento e por vezes não tem perícia, o tempo é que dirá quem tem razão e que será agraciado pelo sucesso...

NÃO DESRESPEITO A ESCRIVANINHA ALHEIA...
Ao entrarmos nas páginas de alguns escritores, logo percebemos que não nos identificamos com seus escritos, e achamos até inacreditáveis alguns dizeres...Mais sejamos cordiais, quando convidados a visitar alguém, devemos ao sair deixar a porta aberta, comentando para o amigo uma palavra de paz e não de destruição...

NÃO NEGUE AMIZADE
Por vezes, percebe-se demonstração de carinho e ternura de poetas sensíveis amigos recantistas, a amizade faz bem a alma, ela acaricía os sonhos e transporta afeto e emoção, não podemos esquecer que somos irmãos, pois somo filhos do mesmo Pai de amor, nosso Deus Eterno, que nos ensinou a amar o próximo como nos mesmos.

HONRE TEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU...
Talento da escrita é dom supremo de Deus, use-o de forma honrosa, majestosa, prudente, dominante... Por vezes o domínio próprio é o melhor conselheiro, ser ladrão de sentimentos e sonhos de amor de alguém é desumano, respeite quem expressa sentir verdadeiro. Deus conhece todas as nossas obras, quer sejam boas, quer sejam más, tenha em sua mente isto. Ninguém pode ter visto você escrever ou fazer, mais é na escrita que também daremos conta de nosso talento de lapidar sentimento da alma, que sejam bons ou maus. Tudo que fizermos, dizermos, pensarmos... É dito por Deus, que tem registrado feito por nosso anjo, que leva todo dia o relato para o céu... Para ser escrito NO NOSSO LIVRO DA VIDA, para o dia de acertos de contas no juízo final.


De dentro do meu ser:
Leti Ribeiro