CREATOR 153

                          DOMINGO DE RAMOS


      Com verdes ramos Jesus é aclamado,

                   Chega em Jerusalém 

      Ali será o palco de sua missão final.



                       Inspirado no desenho elaborado por  Madame Y , 

                                                 baseado na obra

A entrada triunfal em Jerusalém

deBernhardPlockhorst

Museu de Syracuse- New York

Início da Semana Santa. Chamado de Domingo de Ramos porque é recordada, com a benção e procissão de ramos nas igrejas cristãs, a entrada  de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém como está descrito na Bíblia Sagrada em Mt 21, 1-11; Mc 11, 1-11; Lc 19,29-40 e Jo 12,12-19. Simboliza a esperança.

O motivo da visita à cidade era para celebrar a páscoa judaica , isto é, a comemoração da libertação do povo judeu da escravidão em que viviam no Egito. O  povo de Israel comemorava tres grandes festas de peregrinação naquela época: Páscoa, Pentecostes e Tendas. A Páscoa era celebrada com o sacrifício de um animal novo. Celebrada na primeira luz cheia da primavera.

Ingressou na cidade montado em um jumentinho, mostrando ser humilde e manso de coração, no entanto foi aclamado como rei “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”(Mt 21,9). Gritavam “Hosana”, um grito de júbilo que era utilizado para saudar a Deus ou ao rei e significa ” salva, ajuda por favor!”Era usado nas festas judaicas como a da Páscoa.

Com esta entrada estava se cumprindo a profecia de Zacarias: “: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo  filha de Jerusalem: eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso, ele é simples e vem montado num jumento, no  potro de uma jumenta”.

Imagine-se o que deve ter passado pela cabeça da elite sacerdotal. Verdadeiro horror daquele que entrava como rei na cidade, exatamente como a profecia antecipara. E além disso, como primeira providência promove uma verdadeira limpeza no templo, expulsando os que utilizavam aquele local para negócios, certamente com apoio dos sacerdotes.

A procissão de ramos tem origem no século IV em Jerusalém.Os  ramos que   são abençoados  no domingo de Ramos e que  temos o costume de colocar junto ao crucifixo em casa,  serão incinerados e utilizados na quarta-feira de cinzas do ano posterior. Eles são a origem das cinzas que são usadas na Benção das Cinzas.

Qual tipo de ramo deve ser utilizado? A dúvida é bastante comum, talvez derivada da antífona : “pueri hebraeorum, portantes ramos olivarum …”

Os primeiros cristãos recordavam a entrada de Jesus em Jerusalém com uma celebração no Monte das Oliveiras. Depois, com palmas e ramos de oliveira dirigiam-se à cidade cantando hinos de louvor. Utilizavam ramos da vegetação abundante em sua região, e nós mantendo a tradição, usaremos ramos abundantes em nossa região, não necessariamente oliveiras.


   fonte google


             

      http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/4231898
    
Este experimental, eu criei para divulgar as criações de vários artistas de talento. É na verdade uma vitrine dos trabalhos deles.
Quem quiser experimentar fazer é só buscar um desenho, foto,tela ou artesanato e trazer aqui e fazer um verso livre ou com rimas e métrica, à vontade do poeta
( um terceto) inspirado na imagem postada
 
  •                 
Adria Comparini
Enviado por Adria Comparini em 13/04/2014
Código do texto: T4767034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.