Capelinha MG (TAUTOCRÓSTICO)

Capelinha MG (TAUTOCRÓSTICO)

C apelinha cidade comprometida

A ajudar aos amigos artistas

P reparando preciosos presentes

E nquanto estudos edificam elos

L icenciando locação libertadora

I mportante instrução idealizadora

N esta necessidade notificadora

H erança hilária harmoniosa

A mparado a arte acessível...

Francis Perot

"Capela City"

"Cidade do Café"

Aniversário 24 de fevereiro

Fundação 24 de fevereiro de 1913 (101 anos)

Gentílico capelinhense

A origem do nome provem do início do povoamento do vilarejo. Descendente de europeus e dono de fortes crenças católicas, Manoel Luís Pego, após a sua morte deixou a seu filho a tarefa de construir uma capela de Nossa Senhora da Graça, assim edificada, a pequena capela de Nossa Senhora da Graça, passou a ser denominada pelas povoações próximas pelo nome "Capelinha de Nossa Senhora da Graça".

Ao longo dos anos, na data de emancipação político-administrativa, em 1913, o povoamento já era popularmente conhecido como "Capelinha".

Nos add no face

https://www.facebook.com/francis.perot.7

https://www.facebook.com/marisa.aquinoazevedo.5?fref=tl_fr_box

VENHA ESCREVER TAMBÉM ESSA NOVA MODALIDADE QUE É O TAUTOCRÓSTICO é um gênero poético, que consiste em formar uma palavra ou mais, verticalmente criando um nome próprio ou uma sequência significativa. Tautocróstico trata-se de uma composição poética na qual todas as palavras de cada verso principiam com a mesma letra . O tautocróstico é a união do tautograma com o acróstico. A palavra originou-se da união de duas palavras de origem grega: TAUTOGRAMA e ACRÓSTICO. Podemos até traçar uma equação: TAUTOGRAMA + ACRÓSTICO = TAUTOCRÓSTICO..Escrever poemas e poesias em acrósticos, tautogramas são coisas de alguns milhares de anos. Poeta como Salomão, Davi e outros deram para o nosso tempo presente a beleza de conhecermos alguns de seus brilhantes acrósticos. Os chamados bíblicos por ser encontrado nos livros dos Salmos, Provérbios, e outros livros de Salomão que não foram considerados bíblicos.Tal qual o acróstico, o TAUTOCRÓSTICO também tem suas variantes, e vai muito além por ser um verdadeiro exercício mental que ao compor os versos principiando com a mesma letra, obrigando assim ao construtor da poesia se desdobrar a procura de palavras para tornar os versos declináveis para que não venha ser um amontoado de palavras sem sentidos. Viva a criatividade que não tem limite para inovações. A poesia brasileira é bastante rica e ainda conta com brilhantes poetas...

f
Enviado por Francis Perot e Anjopoesia em 14/09/2014
Reeditado em 14/09/2014
Código do texto: T4961725
Classificação de conteúdo: seguro