De grão em grão [57]

Algumas pessoas acreditam na Lei de Causa e Efeito, outras na Recompensa e Punição. Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

A Lei de Causa e Efeito é um princípio natural que coordena todas as ações, sem nenhuma interferência (de um deus, por exemplo). Independentemente de ser visto ou não, esta lei age produzindo a consequência equivalente ao ato.

Já a lei da Recompensa e Punição é baseada no julgamento e, portanto, na absolvição ou condenação. Assim, ela requer a intercedência de um ser externo, que julgue e sentencie.

Quem acredita na Recompensa e Punição precisa rogar para que o veredicto do julgamento seja conforme a sua visão e o seu desejo, e ansiar para que seja feita a justiça a quem o causou mal. Ou seja, os pedidos e desejos precisam ser atendidos.

Por outro lado, uma importante decorrência de se acreditar na Lei de Causa e Efeito é a tranquilidade de saber que todo esforço trará resultado e todo mal retornará naturalmente àquele que o causou. É um conceito de maior responsabilidade pelos próprios atos, requerendo ações de fato, pois apenas esperar não produz nada e tampouco resolve tentar transferir o encargo a quem quer que seja.

De acordo com a Lei de Causa e Efeito, os pedidos e desejos são concretizados pela própria pessoa e não é possível esperar resultado (efeito) sem a ação (causa) equivalente.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 25/09/2014
Reeditado em 25/09/2014
Código do texto: T4975586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.