De grão em grão [83]

TESOURO DA HUMANIDADE

“Utilizando a dor de seu exílio como

uma força propulsora, Dante lançou-se

em uma luta criativa escrevendo poesia.

Nesse processo, expandiu infinitamente

seu próprio estado de vida, ao mesmo

tempo em que criou uma das grandes

obras-primas literárias da humanidade.”

(Daisaku Ikeda)

Uma das maiores obras-primas literárias da humanidade é o poema épico de Dante Alighieri, “A Divina Comédia”. Escrita no início do século 14, é uma obra riquíssima, que exala uma beleza inigualável, tanto estrutural e esteticamente como em termos de conteúdo; transpõe tempo, lugar e idioma, provando a sua universalidade.

Originalmente, Dante denominou o poema de “Comédia” e só no século 16 os editores passaram a intitulá-lo como atualmente.

Na análise de Carmelo Distante, “a Comédia é em essência um grande livro escrito para a salvação moral da humanidade”. Segundo ele também, “talvez só a Bíblia e os evangelhos tenham sido mais lidos e estudados na história do mundo do que a Comédia”.

Além disso, Distante ainda conclui: “A grandeza da Comédia consiste no seu conjunto. Cada episódio é em si uma obra-prima à parte, mas é na sua estrutura e na totalidade da sua forma que ela se distingue como uma insuperável criação do intelecto humano. (...) Por tudo o que de terrível e de mau, de gentil e de delicado, de generoso e nobre se hospeda no coração e na alma humana, que a Comédia se faz admirar em toda a sua magnificência poética.”

A obra compõe 100 cantos divididos em Inferno, Purgatório e Paraíso, numa viagem de Dante guiada pelo seu mestre, o poeta Virgílio, em busca de Beatriz, sua amada. É uma história de amor entremeada por críticas à moral social da época.

O Inferno é composto por nove círculos concêntricos, cada qual povoado eternamente pelas almas de acordo com o pecado cometido, sendo o pior deles a traição. O Purgatório é constituído por uma montanha altíssima onde, em cada um dos sete terraços, as almas arrependidas devem cumprir suas penas para poderem ser admitidos no Paraíso. Estes sete círculos do Purgatório correspondem aos sete pecados capitais. Finalmente, o Paraíso é composto por nove céus, acima dos quais está o Empíreo e em seguida nove círculos angélicos, que como o nome diz são ocupados por anjos.

Ainda conforme Carmelo Distante, “o grande mérito do gênio de Dante é que ele pensava por imagens. (...) E Dante é um grande mestre da expressão, por isso é um grande poeta. Não há conteúdo para o qual ele não saiba encontrar uma imagem adequada para exprimi-lo à perfeição.”

Sim, um exímio escultor de imagens perfeitas. Mas Dante era poeta, esculpia e pintava com perfeição por meio das palavras. Foi capaz de expressar (em palavras!) o coração e a alma humanos, deixando como legado à própria humanidade uma obra que ultrapassa fronteiras físicas e temporais.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 23/02/2015
Reeditado em 23/02/2015
Código do texto: T5147072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.