Victy! A Formguinha diabética parte II)


 
Depois da reunião familiar que mamãe Melk fez, ganhou a porta da sala á direção do consultório do Dr Siray e o diagnóstico DIABETES.
-Mas doutor isso é perigoso? Perguntou mamãe formiga em prantos
Muito calmo o doutor explicou:
- senhora Melk toda doença não sendo tratada pode ser perigoso assim como uma simples gripe pode se tornar um transtorno na nossa vida. Mas vou passar todas as instruções para o seu filho Victy e cumprindo direitinho vai viver o resto da vida bem. A primeira coisa á fazer é cortar tudo que contém glúteo... Exercício físico tem que praticar [...]
 
E saíram dali já foram ao supermercado compra alimentos Diets e a família resolveu seguir a dieta para ajudar o Victy apesar de nenhum deles terem ainda nenhum sintoma da doença.Ody e Táys curiosos como são queria saber mais! Então Tays mais desinibida perguntou:
- mas mamar, porque nosso irmãozinho tem isso? É hereditário?
E Melk com toda a paciência do mundo repetiu tudo o que o doutor falou.
-Este tipo de diabetes é uma doença auto-imune. O sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imunológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Mas acredita-se que fatores genéticos (e que ela possa ser hereditária) e do meio ambiente, provavelmente vírus, estão envolvidos neste fenômeno.[...}. Enfim, seu irmão vai passar por momentos difíceis e delicados, mas juntos vamos ajudá-lo á levar uma vida normal. E assim foi feito! Ele se casou, tem um casal de formiguinhas lindas. Mas a insulina é rotina todos os dias na vida dele.
Mas a vida deu uma rasteira na família tempos depois ao descobrir que Tays também adquiriu a doença igual á do irmão e os procedimentos são os mesmos. Ela casou e teve uma formiguinha linda: a Batrix, mas durante a gestação ficava mais no hospital do que em casa. Quanto ao irmão Od, descobriram que a chance dele ter a doença é caso raro por ter dois na mesma família.
Mas a vida não para e os cuidados com a saúde tem que continuar pelo resto da vida para uma vida saudável e cheia de emoções.

*Melris*
09/09/15



VEJA AQUI COMO FAZER UM: CONTOS EM CALMARIS
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=5317781


CRIADORA: Marli Caldeira Melris

COLABORADOR NA CONFECÇÃO DA TEORIA:  CONTOS EM CALMARIS

Od L'Aremse M Peterson


Poeta e Escritor
http://versosesmeraldinus.blogspot.com/

 

 
Marli Caldeira Melris
Enviado por Marli Caldeira Melris em 09/09/2015
Reeditado em 26/10/2015
Código do texto: T5376237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.