LIVRO PLANETA AGUA (Anesio Silva)

PLANETA AGUA

(Anesio Silva)

CAPITULO N 1

voce ja imaginou o mundo vivendo um flagelo como a escaces da agua,a agua mais valorizada que o petroleo ?

O mundo esta em crise devido a falta d'agua e quem a possui a defende com todas as armas possiveis.e isso tem sido a causa de muito sangue derramado. Propriedades sao invadidas e os proprietarios expulsos de suas terras por milicias e ate grupos paramilitares e a populaçao mate e rouba por um misero litro d'agua

Afirmando que e para moralizar a distribuiçao da agua,O governo incide sobre a agua altos impostos e por fim severa vigilancia,o controle total da exploraçao do produto, agora e explorado por uma companhia que detem o monopolio total do produto. Os poços sao lacrados e e criado um orgao governamental que pune com a pena de morte a quem desviar o produto. Um misero poço que as pessoas tenham em casa e lacrado e colocado nele um relogio que regula o consumo, como e feito com a energia eletrica.e os gatos caso alguem se atreva a faze lo, sofrera as terriveis consequencias.

O terror impera mas mesmo assim, existem aqueles que arriscam a vida para que os seus nao morram de sede e alguns postos clandestinos sao abertos e a agua e repartida entre parentes e amigos, burlando assim a severa vigilancia.

Do governo.

CAPITULO 2

A agua poluida dos rios e a causa de todas as doenças, mas o homem que afirma ter ido a lua e pensa em explorar outros planetas,ainda nao descobriu um meio de eliminar os seus dejetos e os lança sobre os rios, contaminando a agua que eles proprios consomem.

Ate hoje nenhuma mente brilhante em todo o mundo, ainda nao equacionou este problema. Quem sabe em um futuro distante ?

Os ambientalistas fazem simposios,palestras e tudo o mais descartamos, ainda esta longe do ideal.

Enquanto o mundo gasta imensas fortunas com pesquizas espaciais por exemplo,mas este problema permanece sem soluçao e ele causa a morte pois tem ceifado milhares de vida em todo o mundo. Este problema teria soluçao ?

As campanhas de concientizaçao, embora envolvam as veses ate crianças em idade escolar,ainda nao surtem efeito pois muita gente ainda hoje, agora neste momento estao jogndo seus moveis velhos nos rios, transformando os em canais de escoamento de suas miserias.

Fallta fiscalizaç.? O governo deve intervir ?

Eu imagino Que tudo e caso de comunidade e conciencia da comunidade.

Observem o lixo que e colocado nas ruas antes da passagem do carro da colheta e o vento, os animais soltos pelas ruas o espalham emporcalhando ruas e avenidas, sem contar que as sacolas de lixo entopem os bueiros causando as enchentes. Mas como disse, isso e caso de conciencia e educaçao.

CAPITULO 3

Deixem me entrar mais pessoalmente nesta historia, agora vou fazer uma caminhada pela margem do rio que banha a minha cidade e conversar com alguns pescadores que se distraem no prazer da pesca certamente eles teem muitas historias pra contar

O sol ja estava bem quente naquela manha e eu caminhava pela margem do Rio Paraiba. O que eu via ale era muito desagradavel,pois havia muito lixo jogado ali, moveis velhos, entulhos, carcaças de animais mortos em fim, muita sujeira mesmo.

Sera que as pessoas nao se dao conta do que estao fazendo ? Acoreando o rio, aos poucos aquele manancial vai sucumbindo e ja se ve no seu leito,outrora de aguas limpidas e cristalinas,muitas pedras que antes eram encobertas pelas aguas.

E, o rio esta morrendo.

Mas os pescadores ainda estao la pescando, nao aquela abundancia que havia no passado, honde se pegava o piau e o dourado, alem de trairas, caras, bagres e outros peixes.

Me aproximo de um pescador solitario que ja estava juntando as suas tralhas e se preparando para levar para casa, uma pequena fieira de pequenos peixes.

Eu entabulo entao uma conversa com ele :

-Bom dia senhor, vejo que hoje a pesca esta fraca.

-Pois e moco, hoje os peixes nao apareceram, eu estou aqui ha muito tempo e so consegui esta pequena fieira de peixes.

-Nao seria por causa da epoca?

- nao meu filho, no ano passado pegamos uma boa quantidade de peixe aqui.

E verdade senhor, ha muito tempo atraz aqui se pegava piaus e ate dourados.

E meu filho isso foi nos bons tempos...

Enquanto conversavamos, alguem descarrega um caminhao de entulhos sem que fosse adivertido por ninguem, dai a poucos minutos, um guarda grita la de cima:

_Quem jogou est entulho ai ?

-Foi um caminhao de uma firma de construçao, mas daqui onde estamos nao dava nem pra ver direito.

A nossa conversa continua:

Pois e, e assim que eles estao matando o nosso rio, e ninguem faz nada. Os ambientalistas, ate ja abraçaram este rio naquela epoca em que houve aquela grande mortandade de peixes.

-Que coisa triste, disse o pescador. Eu vi passar diante dos meus olhos todos aqueles peixes, e eram peixes grandes e bonitos.

-E verdade, eu trabalhava em uma radio naquela epoca e estive aqui observando para comentar no programa.

-Voce trabalha no radio?

Nao amigo, eu estou dando um tempo, quem sabe posso voltar a fazer aquele programa.

_Qual a radio que voce trabalhava ?

_A Radio Acesa FM e la eu apresentava o programa Semeando com Jesus, todo sabado as 14 horas.

_Ah,eu ouvia aquele programa,ele era muito bom,falava da palavra de Deus e tambem de muitas outras coisas ate de saude,e educaçao.

_Entao eu sei o seu nome moço, voce nao e o Anesio Silva ?

Sim, sou eu mesmo. E pra mim e um grande praser encontrar aqui um dos meus ouvintes.

Poxa, que pena que aquele programa acabou...

CAPITULO FINAL

Rios, canais de egoto e dejetos

Continuando a caminhada, observo com enorme pesar, o nosso rio Paraiba que agoniza entre tanto esgoto e dejetos que a populaçao joga em seu leito.

Enquanto nao tivermos conciencia do mal que calsamos a nos mesmo,os hospitais estarao sempre superlotados e muita gente vai morrer, pois uma das maiores causas de doenças certamente provem da agua que bebemos, que embora seja tratada, isso nao e o bastante.

Fala se tanto em reciclagem e quem sabe esta nao seria uma das soluçoes para se evitar jogar tanta coisa nos rios e corregos Das cidades .

Poderia por exemplo reciclar tambem entulhos de obras, moveis velhos e tantas outras coisas que poluem nossos rios, nao e mesmo ?

Se cada um de nos nos preocuparmos e nos concientizassemos, teremos dado um grande passo em direçao a uma vida salutar.

O Brasil poderia se envolver em uma campanha neste sentido e incrementar açoes como esta em prol da melhoria de nossa qualidad4e de vida, mas como diria John Lennon, eu sou apenas um sonhador e nao queria sonhar sozinho.

FIM

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 13/04/2018
Código do texto: T6307295
Classificação de conteúdo: seguro