ESTUDOS HERMÉTICOS

Estudos Herméticos

Introdução

O Grande Mestre, Hemes Trimesgistros foi um dos maiores, ou quem sabe o maior expoente da tradição hermética que o mundo já conheceu. Foi atribuído a ele, vários codinomes. Entre tantos: (O Mensageiro dos Deuses) no antigo Egito, quando ainda a maioria dos seres humanos eram nômades. Grandes outros ocultistas, afirmavam que, o mesmo vivera no Egito, e que foi elevado e aclamado a Mestres dos Mestres, por três vezes, por todos os seus os contemporâneo. Todos tinham respeito e consideração, ao relevante Mestre e fundador da filosofia hermética. Existe em torno dele, inúmeras lendas. Era tido como um deus pelo egípcios, que o chamavam de Thoth ou Tot, que significa: um deus representado com uma cabeça de Íbis, ou seja: um deus do conhecimento; da sabedoria; da escrita; da música e da magia. No mundo helênico ou na Grécia Antiga, era conhecido como deus Hermes. Foi considerado o pai da magia, a fora outros tantos relevantes conhecimentos como, a Alquimia, etc. que era detentor. Contudo, existem vários escritos herméticos de sua autoria ou que são a ele atribuídos. Neste caso digo: há uma coleção de 18 obras gregas. As principais são: Corpus Herméticos, e a Tábua de Esmeralda, ambas foram atribuídas ao próprios Hermes. Não é, que elas não tenham sido escritas por ele pessoalmente, mas que todos os seus ensinamentos, e todos os conhecimentos, ali contidos, derivam de sua sabedoria. Outros pontos que merecem ser destacados. É que: O mesmo foi contemporâneo do Patriarca Abraão e seu assessor, é tanto que algumas tradições judaicas confirmam esta relação.

Diante do acima exposto, sinto-me no dever de fazer algumas considerações pessoais que: A filosofia do grande mestre e esotérico, dera uma grande contribuição para todas as religiões do mundo desde as mais antiga, até as mais as mais novas tais como: como o budismo; O cristianismo; O Islamismo; enfim, todas tem as mesmas bases místicas. Isto também quer dizer que: o hermetismo deu origem, ao termo que hoje conhecemos como as “ciências ocultas”. Neste contexto há uma pergunta que não quer calar, vejo que ela a tem um bom propósito, e que é pertinente. A pergunta é: Se ele teve uma grande influência na cultura e nas religiões, porque ele não é tão conhecido nos dia de hoje? A resposta para esta indagação é seguinte: Ora, isso ocorreu porque os ensinamentos herméticos eram passados somente para os iniciados, dentro das ordens secretas, no antigo Egito e posteriormente, para as escolas dos mistérios, que se espalharam pelo mundo, como os cultos a deusa Isis e as escolas gregas que ensinavam por exemplos, os ritos de Elêusis e Dionísio.

Vamos acrescentemos que: Os grandes ocultistas são unanimes em afirmar, o hermetismo sempre foi uma doutrina filosófica e nunca teve um caráter religioso. Contudo, só que os mesmos na antiga Índia e na Pérsia, deram uma grande contribuição para que houvesse uma degeneração por completo deste saberes, ao converter os seus instrutores, em sacerdotes, e a aí, fizeram uma miscelânea de teologia com a filosofia. Contudo, é sabido que os conhecimentos fundamentais desta filosofia, ficou literalmente protegida por muitos séculos, pelos seus Guardiões, que tem o nome as Ordens Iniciática. Foi somente por volta de 1908 ou seja: a mais duzentos anos atrás, quando foi lançado o livro que faz uma abordagem sobre o assunto, que é o livro (Caibalion), é uma edição da qual, tenho em mãos, e que estou estudando, para repassar estes conhecimentos, a todos que se dispuserem a lê-los, e afirmo que a mesma, é uma obra esotérica e ocultista.

Finalmente vou encerra esta primeira parte, dizendo que esta obra, foi escrita por três indivíduo autointitulado, os três iniciado, que segundo eles, ela tem a essência dos ensinamentos de Hermes Trimogistros, os mesmos foram ensinados nas escolas herméticas do antigo Egito e da Grécia. Podemos ainda dizer que Caibalion tem a mesma raiz da palavra kabbalah, que nos quer dizer: algo, como uma tradição receber ou manifestação superior. Este maravilhoso livro, se propõe apresenta conceitos básicos do hermetismo e ainda ensinar, os sete princípios herméticos. O meu e desejo é repassa-lo nas páginas seguinte deste trabalho.

Maranguape, Ceará, 12 de janeiro de 2019.

Voltaire Brasil

Voltaire Brasil
Enviado por Voltaire Brasil em 12/01/2019
Código do texto: T6549064
Classificação de conteúdo: seguro