Um passado presente , em um futuro incerto

Brasil. Em seus 519 anos de existência, contada a partir do ohar do colonizador. ausentou de nosso conhecimento por quase quatro séculos de nosso conhecimento, vivências de dominações , catequeses , violações , vilipendios , violência aos gentílicos como aos sequestrados africanos. Intolerância as origens dos "Critãos Novos", por seis marias se convertiam.

Colonial Brasil de tapumes sociais, Brasil imperial de violação descumunal, Brasil República de orientações imperialistas , no passado colonial que saqueou as condições dos mais humildes gentílicos.

Brasil do Estado Novo, e da Nova escola, do século XX cheio de bossa nova, mas com seu legado escravocata que com seu cândido pensamento aristocráta, vetara a mulher de ser eleitora. Brasil que escondeu a face e aos clamores de mostrar tua cara, pela geração " cara pintada", redemocratizou pondo um aparente fim as amarras de mais um capítulo do governo ditador.

Brasil da nova Constituição, dos golpes e da corrupção, um passado presente para um incerto futura das gerações.

Brasil do racismo velado, do racismo institucional. Brasil das facetas do passado que adoencem o presente das incertezas de um futuro melhor. que fere a ferro e fogo e condenam a marginalidade suas crianças e rotulam como "de menor".

Brasil desumanizado, que pedem e clamam pelo fim dos seus próprios humanos direitos , e ovacionam o torturado presidenciável.

O que será do futuro , se não conhecemos o passado, que no presente tende a ser apagado, por uma proposta de uma escola sem partido, de contigenciamento das verbas para educação e inovação e tecnologia, são aplaudidas pelo novo colonialismo instalado.

Eis que chegamos a nossa condição de pensar , um passado presente , em um futuro incerto.

Gilmar Camará
Enviado por Gilmar Camará em 09/10/2019
Código do texto: T6765070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.