Redonde 28 - Trovador Luiz Otávio

Redonde (*)

Luiz Otávio fundou

nossa UBT tão querida -

sucesso logo aportou

com trova bem acolhida.

Então a trova correu

o Brasil e concorreu

com certame vigorou

poesia em nossa vida

Luiz Otávio fundou

nossa UBT tão querida.

Moreira Lopes (Dedé Lopes)

***********************

____

Nota:

18 DE JULHO - DIA DO TROVADOR

O dia 18 de julho no Brasil é dedicado aos trovadores, A data foi fixada em homenagem ao precursor do movimento trovadoresco nacional – Luiz Otávio.

Somente com a fundação da União Brasileira de Trovadores - UBT, em 21 de agosto 1966, instalada oficialmente em 1º de janeiro de 1967, sob a liderança de Luiz Otávio juntamente com idealistas do Rio de Janeiro, o movimento foi alavancado e expandiu-se pelo Brasil. Luiz Otávio também fundou a UBT Nacional, no Rio de Janeiro. A UBT se expandiu em pouco tempo, contando hoje com uma várias Seções e Delegacias em quase todo o território nacional, onde se realizam dezenas de concursos de Trovas por ano, na maioria com mais de um tema o que, no cômputo geral, ultrapassa a 120 certames por ano.

LUIZ OTÁVIO foi o primeiro Presidente da UBT, tendo se tornado pouco tempo depois Presidente Nacional e posteriormente, Presidente Perpétuo, o mais alto título concedido pela agremiação. Ele também recebeu o título máximo da trova, Magnífico Trovador, no Décimo Quinto (XV) Jogos Florais, por ser vencedor três anos consecutivos com suas trovas.

*********

____

(*) Redonde – Décima com rimas ABABCCABAB, com repetição dos versos 1 e 2 nos versos 9 e 10.

Criação de Francisco de Assis Góis, São Paulo/SP. Teoria literária – Experimental Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br), teoria literária 7124216.

___

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Moreira Lopes
Enviado por Moreira Lopes em 19/07/2021
Código do texto: T7302719
Classificação de conteúdo: seguro