AS QUATRO E UM QUINTO (04JAN2010)

Todos os dias, na mesma hora, uma formiga fazia o mesmo caminho e cruzava os dois lados do oco de um grande bambu carregando pesado fardo de folha. Sempre era assim...

Certo dia ao entrar apressada no oco no bambu, eis que ao chegar ao meio do oco ela se deparou uma grande Cigarra que vinha em sentido contrário, alegre e cantando.

Então ela parou e disse para a Cigarra que ela era uma importante Formiga operária do Grande Formigueiro e que a Cigarra tratasse logo de sair da frente.

A Cigarra disse que ela também era importante, pois com seu canto avisava a todos os animais que a estação havia mudado – esse era o seu trabalho.

A Formiga retrucou dizendo, que a Cigarra era uma inútil, que ela deveria ter vergonha e fazer algo de mais útil de verdade.

Enquanto isso, pelo outro lado chegou uma Abelha cansada de voar naquele dia de sol quente.

A Formiga logo se apressou em repetir o mesmo discurso para a Abelha e Cigarra também.

Se é assim, disse a Abelha, eu sou mais que importante que vocês duas, pois eu sou uma importante Abelha da Grande Colméia e nós produzimos o alimento mais nobre e precioso que existe no mundo – o mel!

A discussão seguia acalorada, sem conclusão de quem era mais importante...

Nisso também chegou ao oco do bambu uma barata procurando uma sombra para fugir do grande calor que estava aquele dia.

As três olharam para a barata com desdém e de deram um sorriso cínico olhando de canto.

E uma das três apressou-se e disse que a Barata é que era o mais o mais reles dos seres.

A barata então disse que ela era muito importante, pois era ela que cuidava de limpar todo lixo de todos para deixar o mundo limpo e maravilhoso.

E com eco da discussão o bambu começou a vibrar e isso chamou a atenção de mais alguém.

Então, de repente, chegou mais alguém para por a língua no meio da conversa e disse: _Vocês todas são importante, eu gosto de todas vocês.

Era o Camaleão com sua língua pegajosa, feliz por pegar quatro insetos de só vez para o almoço.

O Camaleão está sempre mudando de forma, por isso ele também tem muitos nomes: Destino, Vida, Azar, Morte, Vontade Divina, Mudanças – de o nome que quiser.

O Camaleão está sempre na espreita, esperando para por a sua língua no meio da conversa.

Onde houver uma discussão sobre quem é mais ou menos importante ele pode aparecer...

Klebert

Klebert
Enviado por Klebert em 04/01/2011
Código do texto: T2709000
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.