Juca o peixinho relutante

O Peixinho Relutante

Quando Juca um peixinho lindo saiu da toca pela primeira vez, encontrou à sua frente João, um bagre pequenino, cinzento, que lhe cumprimentou dizendo, ola, como vai? Juca ficou assustado e quis voltar pra toca correndo, João lhe disse: não tenha medo, quero ser seu amigo. Juca se aproximou lentamente e lhe disse: amigo? Como é ser amigo? E simples, a gente sai junto, brinca junto, sofre junto enfim ser amigo é ser companheiro entende? Mas por quê?

Como é seu nome?

Me chame Juca, respondeu, João virando-se disse: a gente se vê.

Juca voltou pra toca e vendo seu pai e sua mãe juntos perguntou vocês são amigos? Como? Respondeu o pai, nos somos marido e mulher, é mais que amigos, por que essa pergunta? Juca disse então o que havia transcorrido, então sua mãe falou, ainda bem, Juca, que você encontro um amigo, pois a lagoa ta cheia de perigos. Juca foi descansar e depois pensou: amigos, perigos, quanta coisa para um dia.

Nos dias seguintes Juca saía e não encontrava João, começou então a se afastar cada vez mais da toca, um dia olhando para cima, viu a sombra de um barco e bastantes linhas com anzóis nas pontas de cada uma com apetitosas iscas.

Juca olhou e viu uma minhoca se mexendo, abocanhou-a e foi sendo levado pra cima bem depressa, de soslaio viu lá embaixo seu amigo João dando-lhe adeus.

Nessa vida, somos levados mais pela gula que pelo sentimento.

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 14/03/2011
Reeditado em 04/05/2012
Código do texto: T2847744