Abolir o foco da indisciplina!

Há muito tempo atrás houve uma grande assembléia dos animais. Nesta assembléia os bichos discutiram sobre a qualidade da educação das escolas. A assembléia foi liderada pelo sapo Tanaco. Tanaco inconformado com a educação de seus filhos sapinhos, decidiu promover uma grande assembléia para discutir a questão da indisciplina dos jovens animas da floresta.

Tanaco iniciou a assembléia:

“Queridos animais, hoje estamos aqui para resolvermos o grande problema da educação de nossa floresta, a indisciplina dos nossos jovens. E para iniciar o assunto venho destacar que esta indisciplina está relacionada ao não cumprimento de tarefas ou regras de forma eficaz, no sentido de que há uma desobediência, ou falta de compromisso de alguns.”

Após as considerações iniciais do sapo Tanaco, os animais presentes na assembléia começaram a destacar os motivos da referida indisciplina. O senhor gafanhoto Sião, comentou:

“Senhor Tanaco, no processo educativo dos nossos jovens animais, a indisciplina pode estar relacionada a várias causas, entre elas, cito: à família, a escola, o professor, e a administração pública.”

"É isso ai seu Sião – comentou o urubu Balbino - há muitos casos de indisciplina que provem da má formação dos pais. O jovem traz problemas familiares para a escola, e estes acaba refletindo em sua formação, daí surge à indisciplina."

"A escola, como disse seu Sião, também pode ser a causadora desta indisciplina, embora seja um espaço educativo, muitas acabam sendo “administradas” com irresponsabilidade _ acrescentou o pombo Pateco."

"É verdade pombo Pateco _ retomou o sapo Tanaco _ e também, como disse seu Sião, o professor pode ser o causador da indisciplina. Há muitos casos que o professor não utiliza uma metodologia adequada, não faz planejamentos, e a falta de planejamento diminui a qualidade das aulas."

Após escutar as observações da bicharada, o camaleão Leopoldo com a voz tremula resmungou a administração pública, dizendo:

“Esta administração muitas das vezes nomeia pessoas para trabalharem em áreas na qual não se prepararam para assumir as tarefas com responsabilidade.”

“Senhores! _ replicou o sapo Farinha _ para acabar com a indisciplina, primeiramente, é preciso fiscalizar os governantes desta floresta, pois estes são os grandes causadores de tantas irresponsabilidades. Os governantes têm a responsabilidade de fiscalizar as escolas com o desígnio de observar irregularidades nas mesmas.”

“Além da fiscalização na administração pública e na escola, a própria escola também tem a responsabilidade de fiscalizar o trabalho dos professores _ rebateu o cavalo Timoteo _ além disso, precisa observar e envolver as famílias dos jovens animais em seus projetos educativos.”

“E o professor também é um agente que deve ser responsável em suas tarefas _ redargúi a vaca Tutela _ Ele precisa ser pontual em seus trabalhos, precisa planejar o tempo todo antes da execução de cada tarefa, escolher metodologias que tenham grandes valores educacionais para a nossa bicharada.

Após vários comentários acerca da provável indisciplina dos jovens animais, a macaca Lili destacou:

“Realmente! A fiscalização será uma das grandes saídas para a melhoria da educação nesta floresta, e como disse o senhor gafanhoto Sião e o sapo Farinha, a administração pública é a grande responsável pela péssima educação presente em todas as instancias sociais da floresta. Esta administração precisa ter uma grande preocupação na qualificação de nossos bichos trabalhadores, principalmente na qualificação dos animais professores. É preciso que tenham um olhar e uma preocupação mais abrangente perante a educação dos nossos jovens animais, pois a educação é a grande responsável para a criação de bichos honestos, comprometidos, e eficientes no que fazem.”

Em seguida, após várias reflexões, o simpático Gato Hernesto deu a sugestão:

“Para eliminar o descaso da educação das escolas de nossa floresta, a solução ideal será retirar o Rei leão Crispin do poder, ele não está cumprindo com suas obrigações de governante. Sugiro que tiramos o Rei leão Crispin e colocamos a coruja Teodora, pois ela além de ser honesta é muito sábia.”

A bicharada acatou a sugestão do gato Hernesto, tiraram o Rei leão Crispin do poder e colocaram a coruja Teodoro. Pouco tempo depois a paz da floresta voltou. Os jovens bichos se tornaram responsáveis por toda a vida.

Rodrigo Reis Carvalho
Enviado por Rodrigo Reis Carvalho em 13/06/2011
Reeditado em 13/06/2011
Código do texto: T3033166
Classificação de conteúdo: seguro