A preguiça e a tartaruga

- "Era uma vez..."

- "Não, papai, não quero essas histórias que começam com "Era uma vez"... Isso é pra criança pequena. Eu já tenho quatro anos e meio".

- "Está bem, filhinho. Então vou contar o que aconteceu com a lebre e a tartaruga".

- "Não, essa mamãe contou ontem. Quero uma outra história, com animais e também crianças".

- "Bem, tem Chapeuzinho Vermelho..."

- "Não! Essa eu ouvi da vovó. Quero que você invente uma história nova!"

- "Inventar? Como assim? Com animais e crianças? Bem, vou tentar... A história da preguiça e da tartaruga você conhece?"

- "Preguiça e tartaruga?"

- "Bem, vejo que não. Então foi assim..."

A PREGUIÇA E A TARTARUGA

Os animais resolveram um dia fazer uma corrida entre a preguiça e a tartaruga. Quem sugeriu a idéia foi a lebre, que queria fazer com que todos esquecessem o que tinha acontecido quando de tanto vaidosa, ela tinha perdido uma corrida com a tartaruga. Ela pensou que se os outros animais rissem da tartaruga, eles se esqueceriam da vergonha pela qual ela mesma tinha passado. Desse jeito ela também se vingaria da tartaruga.

Vários animais, que eram famosos pela sua velocidade, adoraram a idéia da lebre. A águia tirou a preguiça da sua árvore, a puma trouxe a tartaruga do seu ribeiro, e todos sentaram na arquibancada aguardando o início da competição. Lá estavam a gazela, o leopardo, o antílope e o falcão. Eles também não gostavam da história da lebre e a tartaruga.

- "O que eles querem de verdade é zombar da gente", disse a tartaruga, e depois de cinco minutinhos a preguiça respondeu: "É verdade". Mas a verdade era mais triste ainda.

O milípede explicou aos dois as regras da competição: "Vence quem chegar primeiro naquela guariroba que está a cem metros de distancia. Comecem a correr só depois do meu tiro de abertura".

A princípio teve um pouco de confusão, porque o milípede não lembrava em que pé estava o revólver para dar o tiro de abertura. A preguiça tentou explicar que não estava acostumada a se movimentar na terra e que só subia e descia em árvore, e a tartaruga reclamou que não seria fácil correr com a sua casa nas costas.

Mas nenhuma explicação ajudou. A raposa, que chegou atrasada, resolveu dar um incentivo aos dois concorrentes e lhes disse: "Quem vencer pode voltar para casa. Quem perder servirá de banquete aos espectadores".

Ouvindo isso, a preguiça e a tartaruga ficaram apavoradas. Nenhuma delas queria virar em refeição dos outros animais, e também não queria que isso acontecesse com a sua rival na corrida.

O milípede finalmente achou o revolver e deu o tiro de abertura. E então aconteceu o milagre. A preguiça e a tartaruga estavam começando a se mover, quando de repente todos os animais ouviram um barulho estranho se aproximando. Exclamações de entusiasmo, canções infantis. Crianças! Um grupo de crianças passeava nas redondezas e se aproximava do local da corrida. Todos os animais velozes se assustaram e em dois momentos desapareceram. O milípede se enterrou na terra. No lugar ficaram só dois animais: a preguiça e a tartaruga.

Exclamando a sua admiração com as duas criaturas, as crianças as seguraram, acariciaram e alimentaram. Antes de continuar no seu caminho, elas levaram a preguiça à sua árvore e a tartaruga ao seu ribeiro.

A preguiça e a tartaruga venceram juntas.

Moral da história: O amor das crianças vence tudo.