EDIFICANDO A PRÓPRIA VIDA

O velho mestre sempre dava mais atenção ao seu discípulo mais jovem. O novato, ávido do saber, assim que reverenciava seu mentor ia logo disparando perguntas. O venerável, mediante sua sabedoria e calma, ouvia-o em silêncio. Quando a pergunta era digna de resposta, a respondia com prazer. No entanto, o mestre tinha um plano com seu aprendiz, e preferia ensinar-lhe conforme eram seus preceitos.

Naquele dia, o iniciado estava mais agressivo e mil perguntas foram feitas; porém só uma delas chamou a atenção do velho monge.

Enquanto caminhavam a pé pela periferia da cidade numa fina trilha dentro de um bosque, o novato perguntou:

— Mestre, eu lhe faço tantas perguntas por que preciso aprender tudo logo e me tornar sábio assim como o senhor é. Por que não me diz tudo de uma vez?

— Ora meu amado aprendiz — disse o velho — a caminhada terrena é um exercício diário da paciência. Você deve aprender pela observação e pelos fluxos de seus pensamentos; sedimentar suas ideias de forma consecutiva e a sabedoria virá.

— O rapaz baixou a cabeça, e questionou:

— Mestre, eu não entendi direito o que quis dizer!

— Veja meu filho aquele edifício alto! Suas paredes, tanto externas como internas são feitas de pequenos tijolos. E saiba! Eles foram colocados lá um de cada vez.

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 14/05/2013
Código do texto: T4289710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.