O SABOR DE CADA UM

Um vidrinho de pimenta que estava numa prateleira de um supermercado, sentindo-se constantemente incomodado com o pouco espaço destinado à todos os tipos de condimentos, reclamava em sua prateleira: “Não entendo... não nos deixam em locais visíveis! Estamos sempre em “cantinhos” ou lugares pouco destacados! Como podem fazer pouco caso dos condimentos?! “ Dizia indignado no seu espaço mínimo. “ Afinal, quem dá sabor aos alimentos deste s u p e r m e r c a d o ? Nós ! Os c o n d i m e n t o s! Precisamos dar um basta nesta situação!” Os outros condimentos, companheiros da antiga causa, ouviam e nada falavam. Mas boa parte dos condimentos, também tinha a

mesma insatisfação do vidrinho de pimenta.

O tempo foi passando e mesmo com a chegada de tantos outros produtos, nada de mudanças no supermercado. O vidrinho de pimenta não se conformava e dia após dia repetia suas lamentações. Mas o que mais o irritava mesmo, era ouvir de algumas freguesas que passavam em frente a prateleira, certos comentário que mais lhe soavam como um insulto: “ Estes condimentos pra mim ( apontando para os vidrinhos) são verdadeiros venenos!” Neste momento, tinha vontade de gritar bem alto: “Veneno são os DOCINHOS que vocês sempre levam!” Mas um outro companheiro , pacotinho de coentro, disse: “ Calma amigo! Pior é a minha situação! Muitos nem sabem que existo!” E o pequenino vidrinho de pimenta, numa tristeza considerável, calou-se. Já não tinha argumentos.. . e nem esperanças!

O supermercado sempre lotado, mas na prateleira dos condimentos o movimento era fraquinho, fraquinho! O pacote de sal, que ficava bem ao lado do vidrinho de pimenta resolveu entrar na conversa: “ Não se desespere, amigo! De alguma forma somos úteis! Na hora de cozinhar quem está ao lado da cozinheira? Quanto aos docinhos e guloseimas em geral, de que outra forma poderiam ser lembrados pelos fregueses? Só mesmo ali, bem pertinho do caixa, quase se oferecendo aos fregueses!" Em seguida, calou-se, deixando o companheiro de prateleira refletir um pouco.

O vidrinho de pimenta ficou encabulado com o pacotinho de sal. Depois de uma pequena pausa disse num tom mais equilibrado: “ Você tem toda razão, amigo! Não precisamos ficar em lugar de destaque, somos importantes pelo que somos e não pelo lugar que ocupamos! Não é isso?” E o pacotinho de sal satisfeito com o que ouvira, foi concluindo a conversa: “ Faça a sua parte, seja ela qual for , mas deixe de pensar que ocupar lugar de destaque significa ser mais importante que os outros.”

Daquele dia em diante, os condimentos passaram a viver numa paz inexprimível...