O sábio e o iniciado

Estava o velho monge a conversar com seu discípulo preferido. Muitos questionamentos partiam das falas do aprendiz, porém em certo momento ele reclamou:

— Mestre minha memória é falha, no dia seguinte já não me lembro dos ensinamentos que me provém!

— Não se preocupe meu amado discípulo. O indivíduo só se lembra do que teve interesse e que despertou sua atenção.

— Mas mestre... Tudo o que o senhor ensina é interessante!

— Nem sempre — atalhou o velho monge. O que é interessante agora poderá não ser mais daqui a um momento. Veja aquele falcão perseguindo o pombo!

— O que isto tem a ver com a verdade?

— Agora eu posso afirmar que aquele pombo é um ser vivente, porém daqui a alguns minutos será devorado pela grande ave e minha afirmação será uma mentira.

— E como o senhor sabe sobre todas as coisas? Se a tudo tem sempre a melhor resposta!

— Filho — disse o velho — as respostas estão em nós. O conhecimento é a crença verdadeira e justificada das lembranças. As lembranças são produtos do estudo e da observação. Se em todas as manhãs tu te lembrares do que aprendestes no dia anterior, tu serás um sábio na velhice.

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 17/12/2013
Reeditado em 17/12/2013
Código do texto: T4615075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.