PRAÇA CÍIVICA: O NEGÃO

PRAÇA CÍVICA: O NEGÃO

MEU TIO MALA

Porque você chama seu tio de mala? É porque tem inveja dos seus dezesseis primos que herdaram a Praça Cívica?

- “Antes fosse do que nada esse!...”

Quando eu fiquei sabendo que parte de minha família herdara tal patrimônio por intermédio de um primo herdeiro ocorreu o seguinte diálogo:

- Uai Jurinha você também está entre os herdeiros da Praça Cívica?...

Até então sem saber de nada respondi:

- Se sobrar para mim pelo ao menos o “Saco do Negão” daquela estátua eu estou satisfeito...

Nunca gostei de falar o motivo de tratar meu tio de “mala”...É o receio quem uns dos bem guardados segredos da família viessem a tona.

Que tona que nada sua família praticamente se extinguiu e os sobreviventes estão tão caducos e velhinhos como eu mesmo.

Eu tinha um xodó por uma garota cria da casa de meus avós. Era aquela amizade inocente e infantil dos oito anos. “A que saudade que tenho de meus oito anos queridos que o tempo levou e a vida não nos devolve mais...”.

Quando voltei nas outras férias a garota não fazia mais parte de “meu mundo encantado”. Sumiu dei falta e não perguntei por ela era um brinquedo que se foi.

Minha avó no seu saudável habito de ler sempre emburrava com as perguntas rabugentas do meu avô.

- Sabe veia sinto falta da menina.

- Cala boca veio isso é segredo da família.

- Tô falando que sinto falta dela.

- Tô ouvindo e falando cala boca veio. Ela ficou grávida do fio. Agora me deixa ler em paz.

Garoto ainda conclui que a menina era o meu xodó que o Tio Mala engravidou...

Hoje a filha do meu xodó deve ter uns dez anos a menos de que eu e é viva. O primo herdeiro do começo do texto sabe onde ela mora, mas não quer falar nada com medo dela reivindicar a herança da “Praça Cívica...” Ainda mais com esse tal de DNA solto por aí os dezesseis herdeiros corre risco e a ação hereditária, uma das mais antigas de Goiânia corre risco...É quem sabe os herdeiros podem ir acostumando pois podem ficar como eu, só com o “Saco do Negão”...

Goiânia, 20/12/13.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 20/12/2013
Reeditado em 22/12/2013
Código do texto: T4619793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.