Fábula dos Pintinhos

Henrique era um garoto muito amoroso. Era apaixonado pela vida. Amava a natureza, adorava o sítio do avô onde ia passear com os pais sempre que podia.

Um dia passeando em torno das casas do sítio encontrou um ninho de galinha caipira escondido entre as plantas. Henrique viu a galinha chocando vários ovos e ficou maravilhado de saber que dalí logo sairiam lindos pintinhos.

Um dia quando Henrique foi visitar o ninho e percebeu que a galinha estava ausente. Ficou admirado pela quantidade enorme de ovos que estavam ali. Estava tão emocionado que nem percebeu quando um dos ovos começou a se mexer. Era o primeiro pintinho que estava saindo da casca. Quando descobriu o que estava acontecendo ficou paralisado de emoção.

O pintinho com muito esforço conseguiu quebrar a casca e por a cabeça de fora, então pacientemente foi bicando a casca e depois de vários minutos e muito esforço conseguiu finalmente sair. Em seguida, outros ovos começaram também a se mexer e de cada um deles surgiram lindas cabecinhas e começaram vagarosamente a bicar a casca que os prendia. Henrique estava eufórico com o que estava presenciando. Inicialmente ficou apenas observando, mas logo seu desejo de ajudar foi tão forte que se abaixou e começou a quebrar cuidadosamente as cascas de todos aqueles ovos. Logo ele concluiu o trabalho retirando a casca de todos os pintinhos e retornou para casa maravilhado com o que acabara de fazer.

Assim que chegou em casa procurou seu avô para contar que os pintinhos haviam nascido. Pegou na mão do seu avô e levou até o local para mostrar-lhe orgulhoso, o seu trabalho. Mas para a sua grande surpresa o que encontrou o deixou muito triste. Os pintinhos estavam todos morrendo, com exceção do primeiro, aquele que tinha nascido sozinho, todos os outros estavam morrendo.

- Não pode ser, deixei todos eles muito bem, não sei o que está acontecendo. Disse Henrique quase chorando. O senhor vai salvá-los, não vai? Tive o maior cuidado para não machucá-los.

Foi nesse momento que o experiente avô compreendeu o que havia acontecido, e falou:

- Infelizmente não podemos fazer nada por eles, Henrique. Sem querer, você acabou condenando todos eles a morte. Os pintinhos ao nascer precisam quebrar a casca que os prendem, é somente com esse esforço que os pulmões e o coração deles ganham forças, trata-se de um exercício indispensável para vida desses pintinhos e ao ajudá-los você interferiu num processo natural e tirou deles a oportunidade de se preparar para a vida e agora nada mais podemos fazer.

E foi assim, da maneira mais dolorosa, que Henrique aprendeu que a natureza é sábia e não podemos interferir impunemente nas coisas.

Autor Desconhecido