UM CERTO DIA À BEIRA MAR

A tartaruga Dadá e o peixinho Pacu encontram-se no fundo do mar e parecem estar preocupados:

_Dadá -diz Pacu- estou preocupado com o nosso mar, pois ele é a nossa casa. Os homens estão nos sufocando, jogando lixo, capturando todos nossos amigos, as empresas jogando dejetos contaminantes... o que vamos fazer?

__ Pacu, diz Dadá, eu também estou preocupada porque se as coisas continuarem assim, nossos filhos, netos, todos nossos sucessores não terão chance de sobreviver. Além de poluir nosso mar, Pacu, eles desmatam as florestas, jogam lixo na rua, muitas empresas não adotam práticas de saneamento adequadas, diversos amigos nossos como aves, pássaros e peixes estão entrando em extinção!

_Já sei, Dada! Exclama Pacu. Vamos nos reunir hoje com nossos amigos e pensar em uma saída!

A noite, à beira mar, Dadá, Pacu e dezenas de outros bichos se encontram e começam a conversar sobre o que fazer para salvar o mar.

A baleia Neca, diz, chorando:

__ Meu filho comeu um pedaço de plástico e está com dores terríveis no estômago.

__ A arara Vivi está chorando também porque seus filhotes foram levados por um humano para serem vendidos a outro país! diz o golfinho Pepe.

E então, gente, depois de tudo isso o que faremos? Questiona Dadá.

__Já sei! diz Pacu. Vamos escrever alguns cartazes, pedindo aos homens que parem de nos maltratar e de nos caçar.

__Boa ideia! respondeu Dadá. Além disso, vamos começar a limpar o mar por nossa conta, jogando todos os dejetos para fora e orientar para que sejam eles reciclados.

__Será que adianta? Pergunta Pepe.

__Claro que adianta, Pepe! Responde Pacu. O que não podemos é ficar só a lamentar e precisamos valorizar e cuidar de nossa casa. Deus nos deu um mundo tão bonito, então vamos cuidar dele.

__É verdade, podemos pedir as autoridades que dirijam suas atenções às questões ambientais, fazer passeatas, mostrando aos homens que todo mal que fazemos ao nosso planeta é a nós que estamos fazendo.

__Mas os homens não são chamados de racionais? Como podem agir assim, destruindo tudo? Diz Pepe.

__ São, mas usam o raciocínio deles apenas para lucrar e ganhar poder, esquecendo-se de que nenhum valor terá isso com o planeta destruído. Eles esquecem-se de que nossa maior riqueza é poder viver em um ambiente despoluído, onde todos os direitos, espaços e deveres serão respeitados e preservados.

E assim todos começam a trabalhar. Alguns os ouvem, outros não estão nem aí para as ideias da equipe marinha.

Quando é noite, eles se encontram novamente à beira mar e conversam.

__Será que fizemos a coisa certa Pacu? Questiona Dadá.

__Claro que fizemos, Dadá. Quando lutamos por direitos iguais, bem estar, qualidade de vida, amor à natureza e a vida, sempre estaremos fazendo o certo. E não podemos desanimar porque há mais de dois mil anos veio uma pessoa muito especial na Terra e nos pediu que amássemos a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. E esse é o verdadeiro amor: Aquele que luta sempre pelo bem de todos, independente de cor, raça , sexo e religião.

E, assim, Dada e Pacu seguem com a missão de salvar o mar, e aquela noite cheia de estrelas os fez lembrarem de que foi também à beira mar que aquele homem especial ensinava à todos àqueles que o procuravam, mostrando-lhes que precisamos nos unir, conversar, ter fé, orar, agir e amar.

Autoria: Sidney