Vô, Cobras não têm pés por quê ?

Cobras não têm pés por quê?

Vovô, o senhor vive dizendo que o salário da vovó Vera é igual a pés de cobra: Se tem ninguém sabe e quem vê morre... Cobras não têm pés por quê?

Vovô mandou que a meninada tomasse assento no peitoril da varanda e lhes falou:

-No início do mundo não era assim, as serpentes tinham pés sim senhores! Tudo aconteceu por culpa maldosa de outros bichos. As serpentes tinham vinte pares de pernas bem distribuídas ao longo do corpo. Sendo que três pares de pernas mais próximo do final da cauda. Isso fazia que as cobras andassem também em pé, aos pequenos saltos mais o menos como os cangurus. Por outro lado, os quilópodes...

- Vovô que diacho é isso que o senhor falou?

-Eu iria explicar-lhes, mas você agiu muito bem em perguntar. Todas as vezes em que vocês não entenderem o significado de uma palavra, procurem um dicionário, descubra a palavra e faça algumas frases usando-a para memorizar. Quilópodes é uma família de invertebrados da qual pertencem as lacraias e centopeias. Esses invertebrados também tinham vinte pares de pernas distribuídas uniformemente. Até que um dia aconteceu algo inusitado...

- O que é inusitado? Perguntaram todos ao mesmo tempo.

- Inusitado é desconhecido, ainda não acontecido. Um dia, Deus resolveu oferecer uma grande festa na terra. Mandou convidar todos os animais que pudessem comparecer. Deixou a organização por conta dos macacos.

Uma semana antes já tinha bicho chegando dos mais longínquos lugares do planeta. Caravanas aos montes, bichos que já se tinha com extintos, bichos exóticos para todos os olhares. Já se sabia que o sucesso da festa estava garantido. Bebidas aos toneis, comidas variadíssimas para todos os paladares. No terceiro dia que seria o encerramento, haveria um concurso de dança de salão.

Foi exatamente sobre esse concurso que surgiram algumas divergências. As focas e leões marinhos que não tinham patas nem pés achavam que por não terem a mesma desenvoltura que os outros animais, poderiam ser prejudicados na avaliação. Propuseram que todas dançassem sem pés ou patas. O inacreditável foi que a maioria que era de quadrúpedes, aceitou o desafio. Deus providenciou então um imenso salão onde os animais pudessem deixar guardadas suas pernas enquanto dançassem.

Era de se esperar que, festa organizada por macacos seria passível dos mais elementares e crassas trapalhadas. Não deu outra...! No melhor do samba, alguém falou numa tal “ponte que caiu...” e só não teve pernadas pra todo lado porque as pernas estavam no depósito. Foi um pega pra capar dos diachos. Por essa hora as centopeias e lacraias haviam saído sorrateiramente em conluio, pegaram as pernas das serpentes colaram em seus próprios corpos e se evadiram da festa. Pretendiam ficar mais ágeis.

Terminada a festa antes do tempo, qual não foi a desagradável surpresa das serpentes ao notarem que suas pernas haviam sido furtadas do depósito. Comunicaram o fato ao Todo Poderoso que imediatamente consolou as cobras dizendo-lhes que não se preocupassem com aquilo. Elas ficariam mais velozes daquele dia em diante e como castigo as ladras ficariam mais lentas.

Daquele dia em diante todas as serpentes já passaram a nascer sem pernas e as lacraias e centopeias com oitenta pernas, as suas quarenta de origem e as quarenta que pertenciam às serpentes.

A inveja é um pecado horrível, porque quase sempre leva o invejoso à prática de outros pecados. A lição que cada um deve tirar dessa fábula é que ninguém pretenda caminhar com as pernas dos outros e sim com os seus próprios esforços e méritos.

A petizada gargalhara à vontade quando o avô recomendou-lhes que não falassem no salário da vó.

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 30/08/2014
Reeditado em 01/07/2020
Código do texto: T4943438
Classificação de conteúdo: seguro