A LENDA DO SAPATO VERMELHO

Na velha China, numa daquelas povoações mais afastadas, onde as pessoas têm que cuidar das plantações desde o nascer do sol até o escuro da noite, havia um rapaz muito bonito que trabalhava no mesmo campo com os pais de uma moça, muito prendada, que cuidava dos afazeres da casa enquanto eles iam para a lida diária.

Ming, o rapaz que, além do arroz, cultivava lótus numa área alagada perto da casa onde morava com a sua velha mãe, apaixonou-se pela mocinha e levou um saco de arroz para a casamenteira da região, para que ela fizesse o casamento dele com Mei, a filha dos seus companheiros de trabalho.

Quando Mei atingiu a idade de casar, foi levada à casamenteira para ser testada e esta aconselhou aos pais para casa-la com Ming, o rapaz que era muito trabalhador e que certamente faria a filha deles muito feliz.

Depois de casados, Ming levou a velha mãe para morar com eles na mesma casa com os pais de Mei. Apesar da harmonia familiar não havia fartura e eles tinham que trabalhar muito para que nada faltasse.

Eles não reclamavam da vida, mas também não queriam que os seus filhos tivessem a mesma sorte, então quando Mei ficou grávida, foram falar com o monge para saber o que deveriam fazer.

Subiram até o topo da montanha, onde fora construído o mosteiro, levando de presente uma cesta cheia de raízes de lótus. Depois de algum tempo foram recebidos pelo velho Buda:

- Mestre, nós queremos que nosso filho tenha uma vida tranquila, que tenha sempre a mesa farta e que tenha sabedoria para tornar-se um grande homem. O que devemos fazer para que isso aconteça? Qual é o seu conselho?

Depois de acender os paus de incenso, as cadeias para os sete deuses imortais e de meditar por algum tempo, o velho Buda disse:

- Quando nascer o seu Syaoran, calce os seus pés com sapatinhos da cor vermelha e ele terá sempre um caminho de luz e prosperidade, mas somente a instrução e o respeito aos ancestrais e, principalmente, os exemplos que receber das atitudes de vocês dois farão com que ele seja grande em sabedoria.

É por isso que até hoje devemos usar a cor vermelha no primeiro calçado dos recém nascidos e ter sempre em mente que nossos filhos serão moldados pelo nosso exemplo...

GLOSSÁRIO:

Buda – significa iluminado

Mei – significa formosa, florida

Ming – significa brilhante

Syaoran – significa pequeno lobo