O CÃO VELHO

O CÃO VELHO

Uma vez uma velha senhora de idade foi participar de um safari em África e com ela levou o seu velho cão.

Certo dia o cão entreteve-se a perseguir umas borboletas, e quando desistiu de andar às voltas atrás das borboletas deu-se conta de que estava perdido.

Vagueando a esmo, farejando a ver se detetava o caminho de volta, o velho cão apercebeu-se que um jovem leopardo o tinha visto e que caminhava na sua direção, com a firme intenção de conseguir com facilidade caçar um bom e farto almoço.

O velho cão pensou e depressa imaginou uma solução (a experiência nos animais como nos humanos torna-os ágeis a responder às situações):

- Oh, oh..! Estou mesmo enrascado…!

Olhou à volta e viu muitos ossos espalhados no chão bem próximos de si. Em vez de se apavorar o velho cão agachou-se junto do osso mais próximo e começou a roê-lo, virando as costas ao predador e fingindo que não o tinha visto...

Quando o leopardo já estava pronto para dar o salto, a fim de o abocanhar, o velho cão exclamou bem alto:

- Este leopardo estava delicioso…! Será que ainda há outros por aí ?

Ouvindo este desabafo o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspendeu o seu ataque que já estava preparado e dando meia volta esgueirou-se na direção da mata, a pensar...:

- Caramba…! Safei-me por pouco! Aquele cão velho e rafeiro quase que me surpreendia…

Um macaco que estava numa árvore ali perto, presenciou toda a cena e logo aproveitou o incidente para tirar partido do que vira. Em troca de proteção para si, iria informar o leopardo que o cão não havia comido leopardo algum e assim o tinha conseguido enganar.

Assim pensou e assim fez aproximando-se rápido para perto do leopardo para o avisar. Entretanto o velho cão viu-o a correr na direção do predador e pensou que algo poderia combinar com o leopardo :

- Ali havia marosca .

O macaco logo que alcançou o felino, cochichou-lhe o acontecido e fez um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo ficou furioso por ter sido enganado e disse-lhe:

- Ó ! macaco sobe para as minhas costas para assim veres o que vai acontecer àquele cão abusador...

Passado uns minutos o velho cão viu um leopardo furioso, vindo em sua direção com um macaco nas costas e rapidamente pensou:

- E agora, o que é que eu vou fazer…?

Mas em vez de fugir (pois sabia que as suas pernas cansadas já não o levariam longe...) sentou-se, mais uma vez de costas para o predadores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão disse rosnando alto:

- Mas onde é que anda o sacana daquele macaco? Estou a morrer de fome.!. Disse-me que ia trazer outro leopardo, mas até agora ainda não apareceu.!...

Moral da história:

Não te metas com Cão Velho... Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.

É claro que não estou de modo algum a insinuar que és dos que não respeitam a sabedoria e a experiência dos que já são mais idosos…

Não foi essa a minha intensão mas sim confirmar que o “tempo” é um grande mestre.

O interessante é que só aceitamos com convicção esta verdade quando com o avançar da idade reconhecemos que muito aprendemos com o “Tempo”.

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 17/07/2015
Reeditado em 17/07/2015
Código do texto: T5314203
Classificação de conteúdo: seguro