A PREGUIÇA COMO NOME DE PREGUIÇA

A floresta estava muito suja, com mal cheiro, uma tristeza só. A implicância com a preguiça era muito grande todos comentavam e não queria sua amizade por ter nome de preguiça, mas só queria uma chance de mostrar que não era bem assim. Caiu da árvore e saiu, em vez de visitar foi trabalhar, com muita coragem e dignidade, começando a limpar a Floresta enquanto todos dormiam em suas casas e muito cansada ficou, subiu em sua árvore e foi dormir com fome, pois não conseguiu comer de tão cansada.

Veio o veado, a cutia, o porco do mato, a onça, o jabuti, a jiboia, o macaco, etc os bichos fizeram uma festa, mas refletindo, disse:

- Quem limpou a floresta que estava tão suja?

Observou o Tucano e disse:

- Preguiça tão preguiçosa, só dorme e nem observou quem limpou. Assim todos os animais começaram a conversar, cada qual dizendo um o que achava, e começaram a bagunçar e sujar a floresta... Mas havia um sábio que admirava a preguiça e sua coragem e indignado com a atitude deles, retrucou, falando assim:

- Quem nada sabe, é melhor se calar!!

- Defendendo amigo, então nosso amigo não é... O dia já estava amanhecendo, fecha os olhos e abre a boca o tatu. Lá vai novamente a preguiça trabalhar toda feliz e disposta... Mas estava para acontecer uma grande surpresa, desta vez todos escondidos a observar quem era o ilustre trabalhador da floresta, e de repente ficaram de boca aberta todos os animais. Então ele chamou os outros bichos e depois de tudo limpinho e cheiroso, agradecendo o ar, o rio, a natureza, ouvia- se uma música linda e digna, os aplausos dos animais para a mais nova amiga a Preguiça.

Ela sem jeito parou ao subir na árvore e começou a descer, muito educada e feliz. Gritavam os animais bem alto que até o rio começou a fazer barulho aplaudindo-a, o vento balançava as folhas, renovando as árvores para agradece-la.

Fez um gesto e falou:

- Preciso descansar e aprenda que da nossa casa precisamos cuidar , nem sempre a preguiça, preguiçosa é, somos como queremos ser, cuido da minha árvore para viver, e vocês cuidem das suas para não morrer.

O tatu todo feliz, ficou em pé e disse?

- Somos assim, não precisamos falar o que fazemos, apenas observar, vá minha amiga, precisas descansar, amanhã tu não precisará limpar. Aliviado correu para perto da sua amiga e aplaudiu com muito força, e todos continuaram a música, respeitando a nova e inteligente dona dos momentos difíceis e alegres que só tinha nome de preguiça, mas preguiçosa não é.

Jey Lima Valadares**Itagibá**13-10-2015**09:10

Jey Lima Valadares
Enviado por Jey Lima Valadares em 13/10/2015
Reeditado em 13/10/2015
Código do texto: T5413283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.