O MENINO BONDOSO

Em uma pequena floresta, em baixo de uma árvore, tinha um grande formigueiro. Nele moravam várias formigas que gostavam muito de trabalhar e passavam horas carregando folhas pelo caminho a fora.

Certo dia, enquanto caminhavam em sua rotina diária, foram surpreendidas por uma grande tempestade. O vento era tão forte que sacudia as árvores para um lado e para o outro, espalhando por todos os lados as folhas secas do chão. No meio de tanto alvoroço, a coitadinha de uma dessas formigas foi lançada pelo vento bem no meio de um rio. As outras ficaram desesperadas, mas infelizmente não podiam fazer nada, pois nenhuma delas podia salva-la.

Horas depois a tempestade passou, mas aquela formiguinha continuou na água lutando com todas as forças para alcançar a terra seca. Para a sorte dela, um menino que estava passando por ali, parou naquele lugar para observar o barulho de um peixe na água, e com os olhos bem fixos naquela direção, ele pode ver o desespero daquela formiguinha, que já estava quase sem esperança. O garoto se compadeceu daquela situação e com os olhos cheios de lágrimas correu ao encontro do pai dele, pedindo-lhe para que salvasse o inseto. O pai do garoto tirou a formiga da água e disse para o filho:

- Hoje você me encheu de orgulho, pois pude perceber que no seu coraçãozinho tem muita bondade. Foi Deus quem nos criou juntamente com todos os outros seres viventes para que o mundo pudesse ter sentido. Por isso ele fica muito triste quando alguém deixa de salvar uma vida, seja de pessoas, animais ou até mesmo das plantas.

A formiguinha voltou com suas amigas para o formigueiro e viveu feliz para sempre.