A PORQUINHA ALEGRE E O BURRO INFELIZ

Um fazendeiro criava muitos animais, e entre eles viviam uma porquinha e um burro. A porquinha morava dentro de um chiqueiro, enquanto o burro carregava cargas pesadas para todos os lugares.

A primeira, apesar de não ter liberdade, parecia muito alegre e gulosa, e andava sempre com o rabinho balançando de um lado para o outro em um pequeno espaço com muita lama. O segundo parecia muito triste e por muito trabalhar ele pouco se alimentava. Certo dia após um longo dia de trabalho, o burro foi amarrado bem do lado do chiqueiro. A porquinha olhou para ele assustada e falou:

-Olá seu burro! Como vai?

O burro mal humorado respondeu:

-Eu não poderia estar bem, já que vivo trabalhando chicoteado, em baixo de sol e de chuva com cargas pesadas nas costas.

A porquinha ficou pensando por alguns minutos e retrucou:

-Que pena! Então somos dois infelizes.

-Você infeliz? Nisso eu não posso acreditar.

-Por que você não acredita que eu sou infeliz seu burro?

-Ora dona porca, você não faz nada, passa o dia inteiro comendo, balançando esse rabo de lado para o outro do chiqueiro.

-Você está muito enganado seu burro. Eu não sou feliz, pois passo todo meu tempo aqui presa sem ter liberdade, não conheço o que tem lá fora e breve sei que vou virar linguiça ou torresmo. Você trocaria sua vida pela minha?

O burro deu um sorriso e falou:

-De jeito nenhum! Pois agora acabei de descobrir que sou feliz, mesmo trabalhando muito, eu ando por todos os lugares, sinto o cheiro do campo, das flores e sei que ninguém nunca espera se alimentar com minha carne.

-Pois é seu burro, só sabemos se somos felizes ou não quando descobrimos que alguém tem um problema maior que o nosso.

A partir desse dia, o Burro passou a se sentir feliz, trabalhava todos os dias sem reclamar do esforço que o trabalho exigia.

Arlete Almeida
Enviado por Arlete Almeida em 04/12/2015
Reeditado em 04/01/2016
Código do texto: T5469479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.