Astucia....

A long time ago... em uma pequena vila no interior do Brasil um comerciante teve a infelicidade de ficar devendo uma grande soma de dinheiro para um agiota.

O agiota, que ja era uma homem rico, porem velho e bem feio e só pensava na bela filha jovem e linda do comerciante não teve duvidas em propor uma negociação pela divida....

Ele perdoaria a divida do comerciante se acaso ele pudesse se casar com a filha do homem...e tanto o comerciante como sua filha ficaram perplexos com a proposta.

O agiota propos que iria colocar uma pedra preta e uma pedra branca em um saquinho de veludo...assim a menina... então... teria que escolher um dos dois seixos do saco....

Se ela pegasse a pedrinha preta...ela se tornaria esposa do agiota e toda dívida de seu pai seria perdoada....

Caso ela pegasse a pedra branca ... ela não precisaria se casar com ele e igualmente a dívida de seu pai ainda assim estaria perdoada.

No entanto... se ela se recusasse a jogar esse jogo de sorte e azar...caso ela se recusasse a pegar uma das pedrinhas... seu pai ...em não quitando a divida...seria jogado numa prisão.

Enquanto conversavam... o agiota se abaixou para pegar dois seixos... ardiloso...o agiota pegou dois seixos iguais...pretos...e a garota perspicaz notou o que ele tinha pego ...

Ele então pediu para a bela menina colocar a mão dentro do saco para retirar uma das pedrinhas...

O que você teria feito no lugar da menina? Se você tivesse que aconselhá-la.. o que você diria a ela?

A análise cuidadosa produziria três possibilidades:

1. A menina deveria recusar-se a pegar uma das pedrinhas????

2. A menina deveria mostrar que havia dois seixos pretos no saco e expor o agiota como uma fraude???

3. A menina deveria escolher um seixo preto e sacrificar-se... a fim de salvar seu pai da sua dívida e prisão????

Então...a menina colocou a mão dentro da pequena bolsa e tirou uma pedrinha. Olhando fixamente para o agiota, ela se atrapalhou e deixou cair a pedrinha no caminho coberto de varios outros seixos iguais de onde ele escolheu os seixos e imediatamente aquela pedrinha se perdeu entre todas as outras ...

"Meu Deus...como sou desajeitada"... disse ela.... "Mas não importa,vamos olhar para o saquinho e ver qual pedrinha ficou...assim seremos capazes de dizer qual dos seixos eu havia pegado...."

Óbvio que a pedrinha restante seria uma preta ... devia-se presumir que ela tinha escolhido uma branca...

E uma vez que o agiota não ousou admitir sua desonestidade... a menina mudou o que parecia ser uma situação impossível em um momento de muita sorte com a idéia que teve.......

Moral da História: as vezes os problemas mais complexos e aparentemente insolúveis...tem uma solução até simples...o que basta é ter muita calma e um pouco ...só um pouco de astucia....