O Jabuti e o Trovão


 

Há uma lenda, na região nordeste, de que o jabuti quando morde o dedo de alguém, só solta quando troveja e que  o pescoço desse animal dá choque, não podendo ser cortado com facão.

Na região de São Raimundo Nonato, no Piauí, havia um caçador, jovem e impetuoso chamado Bento. Era muito empolgado e exímio caçador, mas também muito gabola, que adorava contar vantagens, histórias piores que as de pescador. Contava que já tinha brigado com uma onça a tapa depois que o bicho comeu os cartuchos de sua espingarda, obrigando-o a matar a onça com as próprias mãos, mas ninguém viu o corpo do animal. 

Um dia, ao sair para caçar  com alguns colegas, encontraram um jabuti, que passava tranquilamente atravessando a estrada.  Sem pressa alguma, o animalzinho não imaginava o que viria a seguir, pois, não é um animal muito cobiçado pelos caçadores.

O caçador, vendo aquela cena, quis mostrar coragem para os amigos e  os desafiou a cortarem a cabeça do Jabuti. Segundo ele,  o melhor caçador seria aquele que conseguisse cortar a cabeça do animal para provar se dava ou não choque.

Os outros  caçadores, muito superticiosos e com medo, não quiseram se arriscar. No entanto,  o caçador, empolgado com a possibilidade de se mostrar para os amigos, ignorou o perigo. Pegou o jabuti e o incentivou a colocar a cabeça para fora. Enquanto isso,  armou-se do facão em riste, suspendendo- o ao máximo para uma cortada certeira.

Quando ia descer o facão, seus olhos cruzaram com os do Jabuti, era uma fêmea, o caçador viu refletido nos seus olhos três jabutizinhos que tentavam atravessar a estrada. No  mesmo instante, ele desistiu do intento e abaixou o facão.

Os colegas, a partir daquele dia, começaram a sorrir dele, chamando-o de medroso. Ele, contudo, jurava que tinha visto uns filhotes atravessando a estrada, mas ninguém mais os  viu. O caçador corajoso, passou a ter fama de medroso e decidiu deixar a região. Mudou-se para Teresina, tornando-se mais  tarde professor e pai de três filhos.

Um dia, enquanto  passeava com seus filhos, no Parque Potycabana, começou uma chuva muito forte, com raios e trovões. Uma árvore caiu próximo de seu filho caçula, enquanto ele brincava  na beira do rio, impedindo o pai de chegar até o garoto.

Naquele instante, as pessoas que tentavam ajudar a criança viram um raio atingí- la de forma mortal, derrubando-a no chão, O pai da criança, atônico, presenciou a cena, mas para sua surpresa, mais rápido que a força do raio, ele viu um Jabuti  tomar a frente do garoto e absorver toda a descarga elétrica do raio.

                                        
   **********

Depois de muito investigar, os cientistas ainda não descobriram como o garoto sobreviveu a descarga tão grande. O pai jura que tinha um jabuti ali, mas ninguém mais  viu.




Nota da autora: Teresina é conhecida como Chapada do Corisco devido a grande incidencia de raios.