PANDEIRO MALIGNO

CONTA VOVÓ UMA HISTORIA DE MEDO, CONTA VOVÓ!

TA BOM, DEPOIS VOCES NÃO VÃO DORMIR! MAS VOU CONTAR...

DONA INÁCIA ERA UMA DAS ESCRAVAS DAQUELA FAZENDA, E ELA ERA MUITO QUERIDA POR SEUS SENHORES, PORQUE ALÉM DE COZINHAR MUITO BEM, ELA FOI MÃE DE LEITE DO FILHO MAIS VELHO, O MENINO PEDRO, ERA ASSIM QUE ELA O CHAMAVA.

EM UMA MANHA MUITO QUENTE, ENQUANTO TODOS ESTAVAM NO CAFEZAL, OUVIU SE UM SOM DE PANDEIRO.

CURIOSA, INÁCIA FOI ESPIAR. FICOU PREOCUPADA COM O QUE VIU,

ERA UM ESCRAVO, AINDA MENINO QUE TOCAVA SEU PANDEIRO E DANÇAVA EM VOLTA DE UMA GRANDE ARVORE.

NÃO DEMOROU, APARECEU O CAPATAZ DA FAZENDA COM SEU CHICOTE E ESBRAVEJANDO ORDENOU O ESCRAVO QUE VOLTASSE AO TRABALHO, SE NÃO SERIA CHICOTEADO E FICARIA NO CASTIGO.

COMO NÃO FOI ATENDIDO, DESCEU DO SEU CAVALO E SE APROXIMOU PARA CHICOTEAR O ESCRAVO PREGUIÇOSO.

DE REPENTE, COM UMA VONTADE INCONTROLAVEL, COMEÇOU A DANÇAR ATRAZ DO MENINO.

CURIOSOS, OUTROS EMPREGADOS DA FAZENDA SE APROXIMARAM E AO TENTAR TIRAR O CAPATAZ DE LÁ, TAMBEM SE ENVOLVERAM NA DANÇA AO SOM DO PANDEIRO QUE BATIA: TIMBIM TIMBIM TIMBIM TIMBIM..

VIERAM OUTROS ESCRAVOS E TAMBEM FORAM SUGADOS PELO SOM DO PANDEIRO DO MENINO.

ENTAO INACIA MANDA CHAMAR O FILHO DO SENHOR DO ENGENHO QUE MORAVA NA CIDADE.

QUANDO ELE CHEGOU E VENDO SEU PAI, SUA MAE, E SEUS EMPREGADOS DE CONFIANÇA NAQUELA RODA JUNTO COM OS ESCRAVOS, DESCEU DO SEU CAVALO E SE POS A GRITAR:

- PAREM COM ISSO! SAIAM TODOS DAÍ!

- VOU CASTIGAR A TODOS OS ESCRAVOS!

ENTÃO O ESCRAVO QUE TUDO COMEÇOU, SACUDIA OS OMBROS E BATIA MAIS FORTE SEU PANDEIRO E DIZIA:

- TIMBIM TIMBIM,QUE ME IMPORTA LÁ, TIMBIM TIMBIM QUE ME IMPORTA LÁ.

PEDRO O FILHO DO FAZENDEIRO, TAMBÉM ACABOU ENTRANDO PARA TIRAR SUA FAMILIA DE LÁ E ACABOU FICANDO COM ELES NA RODA.

INACIA APAVORADA OLHAVA TUDO DA PORTA DA COZINHA DA CASA GRANDE. FOI ENTAO QUE ELA PERCEBEU QUE AQUILO NÃO ERA COISA BOA.

CHAMOU UM ESCRAVO E PEDIU PARA BUSCAR UM PADRE NA CIDADE E CONTASSE TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

O ESCRAVO SAI CORRENDO EM DIREÇÃO A CIDADE, ENQUANTO ISSO A DANÇA EM VOLTA DA ARVORE AUMENTAVA CADA VEZ MAIS. CADA UM QUE TENTASSE TIRAR DELA ALGUEM, FICAVA ENVOLVIDO TAMBEM.

DEPOIS DE UMA HORA, O ESCRAVO VOLTA COM O PADRE, E DE LONGE ELE JÁ FAZ O SINAL DA CRUZ.

INACIA CORRE AO ENCONTRO DO PADRE QUERENDO SABER O QUE ELE PODE FAZER. ENTÃO ELE DIZ PARA ELA SE AFASTAR QUE ALGO TERRIVEL VAI ACONTECER.

ENTAO ELE PEGA A AGUA BENTA QUE TROUXE CONSIGO E JOGA SOBRE AQUELAS PESSOAS.

BROOONNN, OUVE UM EXTRONDO E SE ABRE UM BURACO ENORME NA TERRA E TODOS SÃO ENGOLIDOS. DE LÁ SUBIU UM CHEIRO DE ENXOFRE E MUITA FUMAÇA.

A MUITOS METROS A BAIXO DA TERRA SE VIA MUITA POEIRA E DAVA ATÉ PARA PERCEBER QUE TODOS AINDA CONTINUAVAM A DANÇAR.

ENTÃO O PADRE DISSE AOS QUE FICARAM DE FORA, QUE AQUELAS PESSOAS ESTAVAM PERDIDAS PARA SEMPRE.

CONTAVA A INACIA, QUE AQUELE IMENSO BURACO FOI COBERTO COM MUITA TERRA, E TODOS QUE POR LA PASSAVAM AINDA PODIA SE OUVIR AO LONGE O SOM DO PANDEIRO....

TIMBIM TIMBIM QUE ME IMPORTA LA....

miriam rufino
Enviado por miriam rufino em 18/01/2018
Reeditado em 01/01/2022
Código do texto: T6229669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.