Força e coragem

Todo santo dia, a borboleta Zuleide ia ao lago se olhar.

Ela costumava ir pela manhã, principalmente por não ter ninguém por lá.

A sua matinal mania era devido a sua aparência muito colorida. Ela parecia um arco-íris, seu adorno causava um certo deslumbre por onde passava, causando na maioria das vezes, muita inveja.

Na comunidade de borboletas, as demais gostavam de zombar, dizendo-a que parecia uma escola de samba e que o carnaval ainda não tinha chegado. Na floresta, ela era alvo de muitos assédios, os pássaros viviam à persegui-lá, no entanto, as suas cores alarmantes faziam questão de explanar quando ela estava por ali. Era um situação bem desagradável, e toda nascer do dia ela ia ao sossegado lago ficar se lamentando...

Um dia, ela muito triste, estava ali chorando à beira do lago, foi quando um passarinho chegou pertinho dela e disse:

- Por que choras, pequenina borboleta?

Zuleide enxugando as lágrimas, respondeu:

- Não aguento mais ser alvo de zombarias e demasiadas perseguições, eu só queria ter paz...

Zuleide falou detalhadamente o que passava.

Nisso o passarinho se aproximando, retrucou:

- Sabe, eu sei o que você passa...

E abrindo as asas, mostrou-a sua diferente particularidade.

A borboleta espantada, ficou sem conseguir falar.

O passarinho então novamente falou:

- Olha como são as minhas asas, eu não posso voar por causa delas serem atrofiadas. Eu sei o que você passa, pois eu passo por isso até hoje. Sou muito zombado e os gaviões vivem para terem o meu couro.

Zuleide ficou refletindo em tudo aquilo e perguntou:

- Como você lhe dá com isso tudo? Pois eu não sei mais o que fazer...

O pequeno pássaro com duas palavras disse:

- Força e coragem.

E continuo a falar, se aproximando e colocando as asas no ombro da borboleta.

-Seja forte para suportar as lutas, se você é diferente é por um propósito, descubra qual é ao invés de ficar se sentindo uma coitada, já pensou nas borboletas albinas? Elas dariam tudo para ter apenas uma cor.

E em relação a perseguições, saiba que isso é necessário para o nosso desenvolvimento. Todos animais, exceto o leão, sofrem e têm o instinto da sobrevivência, do menos ao maior, todos dia, só vencem os mais corajosos, aqueles que não temem serem o almoço ou janta de um determinado predador. Com isso, quero te dizer que mesmo que você fosse sem cor, haveriam outros tipos de perseguições...

Aprenda a ser forte e corajosa, não deixem que engulam você, não deixem que te coloquem no chão, exale sua força e coragem através do seu matiz, brilhe, pois se Deus a fez assim, o único motivo é para você ser cintilante.

Depois de falar isso e encher o coração da agora animada borboleta, o pássaro saiu pulando para dentro da floresta.

A mocinha ficou olhando para o lago com um sorriso na face, e pensando em tudo aquilo, sua alma se inflou se ânimo, deixou suas vestes de lamúria e decidiu mudar.

Depois, a borboleta saiu em disparada para sua comunidade, pois decidira brilhar como nunca, e deixou estampado em sua testa a seguinte frase: força e coragem.

Felippe Lacerda
Enviado por Felippe Lacerda em 08/02/2018
Reeditado em 08/02/2018
Código do texto: T6248570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.