A FÁBULA DO SONHADOR SEM ESPERANÇA? OH NÃO! MAIS UM POETA?!

Era uma vez um gato chamado Marcos, esse gato era muito tristonho. Ninguém gostava dele, por ele ser um gato extremamente triste e cabisbaixo. Um dia Marcos resolveu ir chorar de tristeza num lugar distante e tranquilo, sem que ninguém apontasse o dedo pra ele lho acusando por sua tamanha tristeza. Embora esses tivessem razão. Porquanto, Marcos só queria paz e muito silêncio.

O gato Marcos foi para o lugar distante, e, chegando lá lhe bateu uma grande tristeza e depressão começou a soluçar de pranto e tristeza aguda. Ele dizia; como sou triste e infeliz! Minha dor não passa... Meus rins e coração junto com a mente são total melancolia! Sou um gato, mas gostaria de ser o "vento" para ser levado ao além de minhas agruras e pesados. Tudo em Marcos o gato depressivo era gemer e solidão... Pobre Marcos! Pobre destino! Pobre ser existente no mundo.

Uma beija-flor passando por entre as flores e árvores ficou curiosa pra saber de onde vinham tantos gemidos e miados, olhou bem, e, viu, o coitado gato todo lacrimejante e macambúzio sozinho num canto esquecido da floresta. E a pequena beija-flor foi de mansinho até o gato e disse: Por que você está chorando senhor gato? O macambúzio gato Marcos tentando encontrar a origem da voz fininha e maviosa avistou a beija-flor e disse: Estou chorando porque tudo é triste pra mim... Não existe esperança pra mim... Perdi a confiança em mim... Meu espírito não se alegra com leite e peixe... Até os ratos não me trazem mais o conhecido prazer de caça-los como antigamente pra come-los; Marcos com lágrimas na face disse: estou morto dentro em mim.

Você é um acomodado! Você é um preguiçoso! Você é um ingrato! Disse a ave com seriedade e verossímil ousadia da sua pequenez. Dizendo isto o semblante do gato boboca despertou, e com um grande miado de incompreensão Marcos aturdido disse: "Como ousa senhorita me desrespeitar assim!? Como abre seu bico facínora e afirma isso na minha cara? Como você rouba meu silêncio pacífico e vem me insultar dessa forma?! A beija-flor então falou - sim gato idiota! Você faz parte da maioria dos covardes que si escondem por detrás das lágrimas da incredulidade e falta de fé, sei da sua fama gatinho Marcos... Sei que tudo isso começou quando você perdeu sua mamãe que foi invenedada um tempo atrás. E sei também que isso piorou quando você descobriu o poder do coitadismo das pessoas em você gato tolo. És o valor que espera obter pela dor do outro, e não pela beleza que poderá tornar o mundo através do "amor". Marcos entendendo um pouco essa humilde verdade foi iluminado pela felicidade de que uma criança brinca não pelo dever de brincar, mas porque o brincar só lhe cabe no agora, pois ela é, o que, é, acreditando que essa tal de felicidade mora em cada um de nós?

Não chore gato Marcos... Não se acomode nesse sentimento transitório e tão volátil... Pois a tristeza é encontrada em tudo, mas quando ela resolve morar no nosso jardim pessoal tudo passa a ser um Vale de espinhos grossos e sanguinários a carne frágil. Digam que todos irão num velório e carpideiuras se ataviarão de flores.

A Beija-flor foi embora... A tristeza foi limpa e enxugada. Marcos voltou renovado... Mas novamente a tristeza resolveu atingir um alvo do pobre gato peregrino, no entanto dessa vez Marcos já conhecia o caminho do purgatório neste vale de lágrimas e poesias à nos consolar com toda essa minha bobagem de vagabundo. Sou um frustrado e você que leu essa loucura sem sonhos, irá, na questão mais íntima dessas letras render graças que tudo ainda não termina com um "fim" mas com um abraço caloroso de quem sabe o caminho do hospício da paixão. Assim seja! Assim se refaz toda a magia que em nós é pouca usada por tamanhos medos e criancice... No começar do novo dia sempre vos apresenta uma bela Beija-flor da honestidade e sutil sabedoria.

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 09/04/2018
Reeditado em 09/04/2018
Código do texto: T6303479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.