O BOM VIVANTE

Tiara e seus pais chegaram na sua nova morada. Ela ficou fascinada com toda a beleza daquele lugar, e começou a correr, encantada, de um lado para o outro, como se de repente, tudo fosse desaparecer. E então, ela ouviu uma voz grossa, mas agradável, que lhe disse:

- Se acalme garota! Não precisa de pressa, olhe tudo com calma. Afinal, esse lugar estava aqui antes de você chegar, e aqui irá permanecer. Então, relaxe! E aprecie tudo com tranquilidade.

Ela parou, e, com os seus olhos arregalados e irradiando felicidade, olhou para o lado, e deu de cara com aquele grande e bonito leão, que estava ali, esparramado, bem folgado, debaixo da sombra de uma árvore.

Soriano sorriu, ao que ela retribuiu imediatamente. Sentiu algo diferente ao olhá-lo, pois ele transparecia uma serenidade tão vasta, que o coração dela se encheu de mais satisfação.

Aquele leão, era realmente especial, pois tinha um jeito sempre amável e bonachão, e sabia sempre como chegar e animar a todos. Tinha um jeito inigualável de conquistar com o seu eterno bom humor, conversas fiadas e um olhar resplandecente, que fazia sorrir o mais carrancudo animal da região, com algumas poucas exceções, afinal, sempre existem aqueles mais incrédulos.

A preguiça, infelizmente, era um de seus defeitos, pois, ninguém é perfeito. Logo, não apreciava muito trabalhar. Mas, a seu favor, tinha o fato de ser dono de um carisma sem igual, que apaixonava aos que dele se aproximavam. Ele também, era um grande prosador, sempre com uma história para contar ou uma lição de moral, para compartilhar.

Soriano, continuou a falar com ela:

- Olá! Me chamo Soriano. Pelo visto, é nova por aqui. Como se chama?

A pequena oncinha, cheia de manchas e pelo macio, aproximou-se, e numa grande simpatia, respondeu:

- Me chamo Tiara. Sim, sou nova aqui. Acabei de chegar com os meus pais. E você? É o chefe aqui?

Soriano deu uma gostosa gargalhada, e disse:

- Não querida, não sou chefe de nada. Sou apenas um simples morador. Aqui nasci, mas aqui não pretendo viver toda a minha vida.

A garota arregalou os olhos e perguntou curiosa, já se sentando próximo ao grande animal:

- Não pretende? Não entendi. Você parece falar diferente dos outros.

Ao que ele respondeu:

- Sou diferente dos outros, porque eu sou eu. E sim, não pretendo viver aqui o resto da minha vida, porque......- deu uma breve parada na fala, e olhando para além das montanhas, continuou. - Você está vendo ali menina, lá longe, até aonde a vista alcança? – E olhou para ela.

Tiara acompanhou o olhar dele, e viu montanhas e mais montanhas, que faziam fronteira com o céu. E balançando a cabeça em afirmativa, disse:

- Sim, estou senhor Soriano.

E dando um belo sorriso, ele continuou:

- Pois é! O mundo vai bem além dali. Eu já visitei muitos lugares incríveis, mas, ainda existem milhões a mais aos quais desejo ir. Pois, a vida nos foi dada para isso: Para viver!

Ela olhou ele dentro dos olhos, e sentiu o quanto ele era realmente diferente. Soriano, transpirava uma vitalidade sem igual.

E dali em diante, Tiara, se fez seguidora de Soriano. Ele a apresentou para todos os amigos no lugar, todos o amavam. Sempre que ele chegava, os outros animais tinham o prazer de dividir o que tinham com ele. E ele, sentava, e contava mil histórias encantadoras, cheias de belezas sem igual. Falava das aventuras que tinha vivido, e quantas mais ainda iria viver.

Também, gostava de juntar um grupo para fazer festa, e cantarem e dançarem, até o dia raiar. E ele era assim, um amante da vida.

Um dia, enquanto escutava as histórias de Soriano, Tiara, viu um velho rinoceronte se aproximar. Era velho e carrancudo. E com o seu jeito sempre grosso e zangado, Teófilo falou:

- Menina, vou te dar um conselho! Afaste-se desse desocupado, pois ele não passa de um belo vagabundo. E não tem nada de útil para te ensinar. Você tem que escutar é animais como eu, que são dedicados e trabalhadores. A vida é isso, trabalhar incessantemente, para podermos ter as coisas, e na nossa velhice, ter o bastante para sobreviver.

Tiara escutou aquele animal, que de tão ríspido, a deixou assustada. E Soriano, olhando em direção de Teófilo, falou, com o seu jeito sempre bonachão e brincalhão:

- Verdade Tiara. Tem que se inspirar em figuras como nosso grande Teófilo. O animal de maior coração que já conheci. – E deu aquele sorriso, de ponta a ponta da cara.

Tiara, ficou confusa, não estava entendendo nada. E muito menos, Teófilo, que trancou mais o rosto e retrucou zangado:

- O que está querendo dizer Soriano? Está debochando de mim?

Soriano balançou a cabeça em negativa, e respondeu sempre cheio de simpatia:

- Óbvio que não Teófilo. Acho mesmo, que tem um enorme coração. Afinal, você guarda tudo, poupa tudo, às vezes, até passando necessidade, e para que? Para deixar para os seus. Assim, eles nem precisarão lutar, nem se estressar, porque você vai deixar eles com tudo, o que você nunca teve, e eles vão usufruir com muita alegria.

Por isso, te admiro. Porque deixa de viver, para que no futuro, outros possam aproveitar tudo o que acumulou. A única coisa que é ruim, é o fato de você está deixando a sua vida passar sem gozar dela, um minuto se quer. E infelizmente, ela passa muito ligeiro, e o que fica para trás, ficou, não se recupera mais.

Teófilo e Tiara olharam para o grande leão, sem palavras, sem reação, apenas encarando-o, tentando decifrá-lo. E Soriano apontando para uma nuvem, continuou a falar:

- Estão vendo aquela nuvem ali no alto, que parece uma locomotiva? pois é! Daqui a pouco, ela vai se dissipar, e vocês não poderão mais ver a locomotiva. – E apontando para o rio, lá em baixo, continuou:

- Conseguem ver o rio? Como as águas dele estão sempre correndo? Então, a água que você tocar agora, nunca mais voltará a tocar, porque o rio nunca para, é como a vida. Se você deixa passar algo, acabou-se, não vai encontrar a mesma coisa de novo.

E assim, é a vida: breve. Hoje você nasce, e de repente, já está vendo seus filhos correrem, e logo os seus netos, e se não parar um pouco com o intuito de conhecê-los, curti-los, aí pronto: Acabou! E você parte deste mundo, sem poder apreciá-los, e amá-los. E se não consegue aproveitar a vida do lado de quem te ama, dos familiares e amigos, qual a graça da vida?

Teófilo encheu o peito de raiva, e mais zangado ainda, saiu resmungando:

- Você não passa de um vagabundo, isso sim. Sem futuro!

E Tiara ficou olhando Teófilo se afastar.

Naquela noite seus pensamentos viajaram em suas longas dúvidas.

Afinal, quem estava certo? Soriano com o seu jeito descompromissado de viver ou Teófilo, que só vivia exclusivamente para o trabalho?

Foi uma noite longa, e quando o sol raiou, e os pássaros começaram a cantar, anunciando um novo dia, a pequena onça, ainda não conseguira uma resposta.

Resolveu, por fim, ir conversar com Soriano, e tentar esclarecer as suas dúvidas. Quando chegou próximo à casa do leão, ele já estava de partida. E ela gritou para ele esperar, e correu o mais ligeiro que podia. E quase sem fôlego, aproximou-se finalmente dele e disse:

- Espere Soriano, para onde está indo?

E ele respondeu:

- Viajar, ainda tenho muitos lugares para conhecer, o mundo é grande demais, nem sei se conseguirei vê-lo todo, mesmo sem parar de caminhar um dia da minha vida. Mas, o que quer? Por que está com tanta pressa?

E sentando-se finalmente, Tiara falou:

- Sabe, ontem escutei você e Teófilo, e cada um de vocês tem uma vida bem diferente, são opostos. Aí, passei a noite me indagando, qual de vocês realmente sabe viver a vida.

Pois, você gosta de passear, conversar, cantar e contar piadas. É cheio de alegria, mas não é muito fã de trabalho.

E Teófilo, ao contrário, é carrancudo, nunca parece estar satisfeito, e só trabalha e trabalha. Então, me pergunto: Em qual de vocês devo me inspirar? Quem de vocês é realmente o correto? – E parou, esperando uma resposta.

Soriano sentou, e deu uma gostosa gargalhada, que se espalhou com o vento, tomando conta do lugar. E respondeu, sem titubear, com palavras firmes, mas sempre carinhosas:

- Tiara, não existe um jeito certo de viver. Creio, que não deva viver só para o trabalho, e sem nenhuma alegria como Teófilo, e nem viver assim, tão sem compromisso como eu.

Realmente, somos opostos. Mas, te digo uma coisa: Seja você! Não há nada mais maravilhoso do que ser você.

No entanto, não esqueça, que o melhor na vida é que tente arranjar tempo para tudo. Não perca sua vida guardando coisas materiais, para esperar um dia aproveitá-las. Deve desfrutar delas no presente, porque você não sabe o dia de amanhã, e se ele chegará para você.

Então, só te digo: trabalhe, cante, dance, conte histórias, brinque, goze da presença da sua família e de seus amigos, tente fazer de tudo um pouco, e as coisas vão dá certo.

Não encuque com bobagens, só viva, como melhor puder, e tente não perder as belezas desse mundo.

Tem outra coisa muito importante, que quero te dizer: Não perca sua vida, guardando raivas, mágoas e inveja.

Pois, são coisas que só contaminam nossa felicidade. Aprenda a se perdoar, e assim, verá que pode perdoar os outros pelas bobagens que fazem.

Pois, nem um de nós é perfeito. E é isso, que nos faz seres tão especiais. E lembre-se, o sol sempre nasce, então, não esquente se hoje passou o dia chovendo, pois amanhã, o brilho solar, iluminará o seu dia.

Agora, vou partir, já é hora. Seja muito feliz minha pequena. Não perca sua vida, ligando para coisinhas insignificantes. Tudo nessa vida passa. As coisas boas e as ruins.

E falando isso, Soriano se despediu, e partiu para a sua nova jornada.

E Tiara, perguntou enquanto o amigo caminhava:

- Mas, você volta?

Ao que ele apenas sorriu, e deu de ombros. E saiu em direção ao horizonte.

Tiara, sorriu. E uma lágrima desceu pelo seu rosto. Ela não sabia se eles se reencontrariam um dia. Mas, ela entendeu, que a vida, deve ser vivida a cada dia, e que tudo que nela aprendemos, serve para nos orientar, nos guiar, e nos fazer felizes.

Noélia Alves Nobre
Enviado por Noélia Alves Nobre em 03/11/2018
Reeditado em 04/11/2018
Código do texto: T6493408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.