A JOANINHA REBELDE

A Joaninha havia perdido o rumo. Sua vida estava insustentável e às vezes insuportável. Vivia sempre com medo.

Tinha medo da chuva que molhava o jardim e tinha medo do sol que secava o orvalho. Às vezes esquecia que tinha medo e se rebelava. Mostrava-se um tanto quanto insubordinada.

Imagina uma joaninha desesperada. Queria arrancar as suas bolinhas pois as achava muito colorida. Outras vezes queria colocar mais algumas pois pensava que as que possuía eram poucas. A insatisfação era tanta que todo o jardim começou a se cansar.

- Nunca vi alguém tão insuportável – disse a Rosa – até eu que sou cheia de espinhos me amo como sou.

- E eu que vivo grudada ao chão – disse a Grama – nem ver o mundo de outra maneira posso. E estou tão satisfeita! – concluiu.

Pensaram, pensaram e decidiram dar um "corretivo" naquela joaninha insatisfeita e rebelde.

A Rosa soltou uma pétala e a grama a escondeu com suas folhas. E chamaram a Joaninha.

- O que querem comigo? - já chegou reclamando.

- Você poderia encontrar uma pétala que acabei perdendo - soluçou a Rosa - estou tão triste.

- É verdade, abriu-se uma ferida em nossa amiga - completou a Grama - e eu não posso me mover para ajudá-la.

- Pode deixar - disse a Joaninha - vou encontrá-la para você, minha amiga.

A rosa e a grama se surpreenderam com a generosidade da joaninha.

A joaninha trabalhou incansavelmente por um dia inteiro. Ia para um lado, ia para o outro. Levantava folha por folha da grama.

Ao fim da tarde, encontrou a pétala e veio arrastando trazê-la para a rosa.

A rosa ficou sem compreender a atitude da Joaninha e resolveu questioná-la.

- Joaninha, porque quis me ajudar e nem reclamou?

- Este trabalho me foi muito útil. Vivo reclamando de coisas tão sem importância e tenho tanto medo sem necessidade - e continuou - quando a vi sem uma parte de si, uma pétala, compreendi que reclamo sem motivo algum e temo por coisas invisíveis - concluiu.

A rosa e a grama ficaram surpreendidas com a maturidade da joaninha. Queriam dar uma lição e aprenderam uma lição maior: a compaixão.

Contaram para a joaninha o plano que haviam traçado para fazê-la parar de reclamar.

A joaninha compreendeu que realmente reclamava muito. Agradeceu a Rosa e a Grama pela lição e foi logo se despedindo.

- Agora já vou minha amiga - disse a Joaninha - quando precisar é só chamar.

- Obrigada, Joaninha, ensinou-nos uma lição maior - finalizou a Rosa - o amor pelo próximo.

Agora, naquele jardim, Rosa, Grama e Joaninha, construíram uma nova amizade.

MORAL DA HISTÓRIA: TODOS TEMOS NOSSAS QUALIDADES, E, PODEMOS NOS SURPREENDER COM AS QUALIDADES ALHEIAS.

NEUZA DRUMOND
Enviado por NEUZA DRUMOND em 09/09/2019
Código do texto: T6741081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.