SÃO JOÃO NO CÉU

SÃO JOÃO NO CÉU

"Capelinha de melão / é de

São João... / é de cravo, / é

de rosa, / é de mangericão".

(cantiga de roda / trechos)

Deus acordou aborrecido, já passava de meio-dia e nenhum preparativo se via pro Dia de São João... não há noites no Céu ! Convocou São Pedro e o questionou irritado:

-- "Cadê a fogueira ?! Doces, sanfoneiro, salgadinhos... onde está São João ?! Vá chamá-lo" !

-- "Dormindo desde a festa de Santo Antônio, lá na casinha dele... não vai acordar tão cedo" !

-- "Aquele monstrengo em forma de abóbora... construíram pelas minhas costas, enquanto eu "tirava uma pestana" ! Anda logo, quero o João aqui, agora" !

São João chegou bocejando, pálpebras inchadas, pupilas vermelhas (epa!):

-- "Pombas, Senhor, não se pode dormir sossegado" ?!

-- "Veja lá, João, "não folga" comigo... você é primo do meu Filho, mas nem sobrinho meu tu és" ! Cadê a festa" ?!

-- "Ora essa, vê se vou fazer festa pra esse "bando de mocorongos"... quem quiser fogueira que volte pra Terra" !

-- "Isso não é um pedido, João, é uma ordem" !

-- "Mas, que "inferno"... digo, que merda de Paraíso, pombas" !

Deus, irado, cochichou pra São Pedro:

-- "Convoca uns 5 pedreiros e põe abaixo a Capelinha" !

-- "Não dá, Senhor... foi feita com supermegaaço, "pra durar uma Eternidade", é indestrutível" !

-- "Só eu fui deito pra durar uma Eternidade, Pedro"!, e apontou seu indicador imortal para o "jerimum" lá embaixo -- por isso se chama "Altíssimo" -- do qual jorrou potente raio verdeazulavermelhado, transformando o "melão" em lago de aço incandescente. São João, assim que soube, chorou copiosas lágrimas. Arrependido, Deus voltou atrás, reconstruindo tudo !

-- "Ah, ser Todo-Poderoso tem lá suas vantagens" !

"NATO" AZEVEDO (em 7/out. 2019, 15hs)