A rápida raposa marrom

Cautelosamente, a raposa pôs o focinho para fora da touceira de orquídeas e farejou o ar. Mais do que podiam apurar suas orelhas empinadas, o olfato lhe revelou que a matilha de cães de caça havia passado reto no rumo da floresta, levando com eles os caçadores e seus cavalos. Numa roseira próxima no jardim, uma solitária rosa branca dirigiu-lhe a palavra:

- Como então conseguiu enganar os homens e seus cães?

- Abençoado seja quem plantou esse jardim - disse a raposa, sacudindo-se. - Eu sabia que vindo para cá, tinha pelo menos a esperança de conseguir despistá-los.

- Foi a mulher do chefe dos caçadores quem lhe fez esse favor involuntário - redarguiu a rosa. - Ela não gosta de caçadas, e provavelmente também não de raposas, mas ama flores.

- Caçar faz algum sentido para mim, - avaliou a raposa - mas nunca consegui entender esse interesse dos humanos em flores.

- Acho que é pelas abelhas - ponderou a rosa. - As abelhas vêm, nos polinizam, fazem mel. Os humanos então, pegam o mel das abelhas.

- Então vocês servem aos humanos?

- Nós não - retrucou a rosa, indignada. - As abelhas, talvez; elas nos servem e aos humanos.

- Pois vocês acabaram de ganhar uma nova utilidade - declarou solenemente a raposa. - Servir de esconderijo para raposas; espero que isso não lhes cause dissabores.

- Nada temos contra raposas - redarguiu a rosa. - Se você fosse um texugo, nada teríamos a favor.

- Ninguém gosta de texugos - assentiu a raposa. - Nem mesmo os humanos. Por que não fazem caçadas contra eles e nos deixam em paz?

- Talvez porque raposas sejam mais divertidas - avaliou a rosa.

- Não é nada divertido ser perseguido por uma matilha de cães que querem arrancar o seu couro - retrucou a raposa.

- Pois a nós também nos cortam e põe em vasos, e sequer podemos correr - argumentou a rosa.

- Mas as suas raízes continuam na terra - redarguiu a raposa. - Ser apanhada pelos cães, é o fim.

E farejando o ar novamente:

- Vou-me antes que o vento mude de direção.

E partiu rápida como uma flecha, no rumo dos campos por onde havia vindo.

- [27-07-2020]