Salta sobre o cão preguiçoso

Novamente, quis o destino que a raposa se visse sob a mesma touceira de orquídeas no jardim repleto de ruínas românticas (e falsas), fugindo de outro grupo de caçadores a cavalo. Contudo, em vez da rosa branca solitária em seu galho, foi saudado por uma rosa vermelha na roseira vizinha.

- Olá raposa!

- Olá! Quando antes aqui estive, falei com uma sua irmã, a rosa branca.

- Ah... a rosa branca foi cortada para enfeitar a mesa do senhor da propriedade - esclareceu em tom pesaroso a rosa vermelha. - Um dia, a nossa hora chega.

- E eu estou tentando adiar a minha - replicou a raposa, olhando para todos os lados com desconfiança. Avistou algo que pôs suas orelhas em pé.

- Ei! Pensei que todos os cães tivessem ido participar da caçada... da minha caçada... mas vejo que restou um ali, dormindo sob aquele rododendro!

- Aquele é um cão velho e preguiçoso - desdenhou a rosa vermelha. - Passa os dias dormindo ao sol... ou à sombra, quando faz calor, como hoje.

Curiosa, a raposa aproximou-se do velho sabujo que dormitava; nunca estivera assim tão próxima de um cão antes.

- Quem é você? - Indagou ele de súbito, erguendo uma pálpebra.

- Você não está me vendo? - Indagou provocativamente a raposa.

- Eu enxergo mal - retrucou o sabujo. - E meu olfato não anda lá muito bem. Tudo o que sinto é cheiro de flores.

- Eu sou um cão do futuro - disse a raposa. - Esse é o nosso cheiro.

- E como é o futuro? - Quis saber o sabujo, erguendo a cabeça.

- Todos os cães foram extintos depois de uma grande epidemia...

- Todos? - Questionou o sabujo com incredulidade. - E como você sobreviveu?

- No futuro, os humanos domesticaram raposas - replicou a raposa. - E elas tornaram-se os novos cães.

- Que bizarro! - Exclamou o sabujo. - Você quer dizer que em algum momento, os humanos deixarão de caçar raposas e as adotarão como bichos de estimação?

- Pois é o que estou lhe dizendo - reiterou a raposa. - Talvez seja o momento de contar aos seus parentes e amigos que devem tratar melhor as raposas que encontrarem!

E com um salto sobre o sabujo, partiu ligeira como uma flecha rumo aos campos onde estava sua toca.

- [28-07-2020]