Mula sem cabeça

Quando eu era criança o meu avô contava que quando ele morava na Bahia, certa vez ele foi trabalhar na roça e começou a ouvir barulhos de patas correndo, um barulho muito alto, como se tivesse um cavalo por ali. De repente o barulho começa aumentar cada vez mais, ele para de roçar e começa olhar em volta, mas não havia nenhum animal.

De tardezinha, meu bisavô avisa o meu avô e a minha bisavó que não era para ficar tão tarde na roça, assim que o pôr do sol viesse era para eles voltarem para casa, porque ele tinha visto coisas estranhas naquele lugar. Meu avô deu risada e disse que tudo aquilo não passava de coisas da cabeça dele.

No outro dia eles trabalharam até mais tarde. No pôr do sol os meus bisavôs pegaram as suas coisas e foram embora, mas o meu avô disse: "só vou terminar de roçar esse mato aqui e já vou". É neste momento que ele fica sozinho na roça, ele termina de roçar e vai pegar as suas coisas, mas de repente... começa a ouvir um cavalo rinchar, por um momento ele acreditou que eram coisas da sua imaginação, até ele ouvir um cavalo correr, ele começou a olhar para todos os lados, mas nada encontrava.

Então ele pega suas coisas e vai para o carreador, porém ele começa a escutar um cavalo rinchando em suas costas, seu coração começa a gelar, seu corpo solta um suor muito frio, suas pernas travaram e começa a tremer, ele fecha os olhos e respira fundo para criar coragem para se virar, quando ele olha para trás... se depara de cara com a mula sem cabeça, resumindo, o meu avô nunca correu tanto na vida igual aquele dia.

Obs: Quando eu era criança todos os dias à noite eu e os meus primos sentávamos no chão da cozinha perto do fogão de lenha da minha avó para ouvir o meu avô contar essas historias e o melhor de tudo é que no final sempre acabava em macarronada.