O VELÓRIO DO TATU

Desavisado sobre um terrível veneno contido na mandioca e movido pela gula, um tatu levou a pior por não atender sua fêmea, a tatua que lhe dissera:

- Vá até o primeiro mandiocal que você encontrar e traga umas mandiocas para alimentar nossos filhotes.

Chegou sem demora a um mandiocal farto que lhe deu chances de tufiar na terra macia e retirar dela uma gigantesca espécie da casca vermelha com mostras de estar suculenta. E foi ai que o tatu, logo o tatu, tão acostumado a se enterrar e sair da terra sem atropelos, deu um passo errado que lhe custou a vida ao invés de ir para casa logo o que ele fez? devorou com voracidade parte do tubérculo esquecendo-se de sua tatua e dos tatuzinhos. Ainda bem porque senão eles iriam motivar um velório maior.

Pois é, o tatu morreu envenenado por cianeto (C3N), extremamente venenoso encontrado na mandioca. Não em todas. Mas até nisso o infeliz se atrapalhou porque chega a ser raro e dai que a sorte de fato o abandonou, a sorte, não a morte, já que essa última o abraçou tal e qual tamanduá bandeira.

- É isso! - Chorava triste um ouriço. era meu companheiro das noites e agora está ali deitado naquelas folhas de Embaúba. - A toupeira foi avisada? - pergunta para um tucano distraído que responde:

E eu é quem sei? Pergunte a coruja que ficou de dar o recado pela mata. e ficaram conversando num canto. enquanto no outro a tatu (fêmea) e os tatuzinhos estavam tristonhos. já noutra parte confabulavam um coelho dois macacos e quatro maritacas, essas últimas foram aconselhadas a ficar de bico fechado.

O rei leão foi chamado? Pergunta um mico estrela.

- Pra que? Pra devorar todo mundo por aqui? Ele, a hiena mais a famigerada sucuri não devem sequer saber desse velório.

Diante da tristeza e choradeira geral, o velório seguiu até que forte chuva espantou a todos e as enxurradas arrastaram o corpo do pobre do tatu até o fundo da cachoeira, deixando-o enterrado numa cova digamos, fora de suas terras, dentro d'água. que aumentou com as lágrimas da tatua e dos tatuzinhos. Mas uma certeza ficou: Naquela família não se come mandioca.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 02/07/2021
Reeditado em 15/07/2021
Código do texto: T7291041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.