A Águia, o Urso e o Tigre.

Um dia, a águia, cansada de ser desprezada, decidiu se vingar.

Falou para o coelho, linguarudo como ele só, que o tigre estava dizendo a todo mundo, que o urso era propaganda enganosa, que só sabia comer frutinhas e dormir.

Saiu em busca da maior fofoqueira da floresta:-A galinha! Disse-lhe que que o urso estava espalhando para toda floresta, que o tigre não era de nada, um fanfarão.

Quando os dois souberam, foram tirar satisfações um com o outro.

Depois de muita luta, o tigre caiu morto. O urso, ainda vivo, não conseguia se mexer. A águia pousando sobre ele, cravou as garras em sua garganta, até ele exalar um último suspiro.

Abriu suas asas, e falou para que todos ouvissem:- Venci os dois sem usar a força, só a astúcia.

O rei da floresta, agora sou eu!

Assim diz Sun Tzu em "A Arte da Guerra":- Quando dois inimigos seus estão discutindo, dê armas ao mais fraco, por intermédio de um terceiro qualquer. Diga que o apoia. Envie estrategistas. Faça com que provoque o inimigo. Que se sinta cada vez mais forte.

Condene a guerra publicamente. Critique o mais forte. Prolongue a guerra o mais possível, assim ambos os lados ficaram enfraquecidos.

Quando isso acontecer, ataque o mais forte, como fosse defender o mais fraco.

ivan de souza machado.

Isidoro Machado
Enviado por Isidoro Machado em 11/04/2022
Reeditado em 11/04/2022
Código do texto: T7492939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.