O velho Português faleceu ontem, dia do Prof.

Brincando com o seu cão, o velho Português implorou que o animal quadrúpede desse-lhe a pata; cuja finalidade, era para que Eles se cumprimentassem.

Ao ouvir em meio ouvido a fala do velho, a Pata que saira do lago, entendendo que poderia ser a iguaria do dia, mostrou-lhe não a pata, mas o cão.

Embananando com a conduta dos animais e sem uma coisa ou outra, o velho Português saiu caminhando em direção o lago. Mergulhou de cabeça.

Mais tarde foi visto pela PataCão, boiando na superfície. Os animais entreolharam-se e transtornados com o visto, grasrosnaram: "não acredito que a nossa falta de entendimento causou o suicídio do velho Português"!

- e agora, o que faremos? Se pudesse retomar a conversa, daria-lhe a Pata. Ranran, se pudesse retormar a conversa, daria-lhe a pata do Cão.

Estando todos os animais no velório, um dEles choramingou: "nem tudo pode ser levado ao pé da letra.

- nada disso. Não pode ser levado à pata do Cão. - retrucou o outro.

- por que não à pata da Pata? Ah, deixe de ser Burro e entenda o que está sendo pedido!

- eu, não coloque-me na discussão! Por que não à pata de sua mãe?

- Ei, por favor, parem com o entrevero. Respeitem o decrépito Português, o qual foi linguista no passado; e como observado por todos nós, atual defunto.

- entendimento, empatia e um novo Português, é o que nos faltam. Embora que renovar é preciso.

- mais? Faz pouco tempo que criaram a Nova Ortografia da Língua da Portuguesa.

- Eu heim, Rosa! É cada coisa...

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 15/10/2022
Reeditado em 16/10/2022
Código do texto: T7628203
Classificação de conteúdo: seguro