Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: A visita do galo Zezão.

O sítio do Sr. Luquinhas estava muito tranquilo atéa chegada da tia Raquel,uma senhora amável que todas as vezes que vinha visitar o sítio trazia presentes para todos, inclusive para os bichos de estimação como, Bartolomeu e a galinha Tunica.

Quando tia Raquel desceu de seu carro, a bicharada logo se aproximou para ver qual a novidade dessa vez que a bondosa senhora trazia para seus sobrinhos e claro para Bartolomeu e Tunica.

Ela desce com uma caixa coberta com um lindo tecido,suspense total. Ela chamou por Bartolomeu.

--- Bartolomeu, meu cachorro fiel, venha buscar seu presente. E logo colocou no pescoço uma linda coleira dourada com o nome bordado.

Seguida, descobriu a caixa e para a surpresa de todos no sitio, inclusive de Tunica. Um galo, majestoso ,com uma grande crista vermelha... alvoroço no galinheiro.

Tunico o garanhão do sítio, estava caçando gafanhoto lá pra perto do Igarapé grande, ao perceber cacarejadas fogosas,resolveu ver o que estava acontecendo com as frangas do seu galinheiro.

Para sua surpresa, Zezão roubava cacarejos de Tunica e todas. Pensou o que deveria fazer. --- Será que dou uma surra nesse intruso?

Zezão todo empolgado solta um canto bem alto. Gargalhadas de Tunico, o motivo, e que Zezão era um frango e seu canto ainda não estava formado. Logo solta o seu canto.-- Cocoricooooó e logo diz.--- É assim que se canta seu frangote

Tunica percebendo o ciúme de Tunico fala: -- calma meu amor, não é um frangote que vai ganhar meu coração.

Zezão fala:

--- meu amigo Tunico, não quero confusão, só vim visitar os amigos, a manhã mesmo estarei viajando para a chácara da tia Raquel, lá tem um arem de galinhas só pra mim.

Tia Raquel,cercada por seus sobrinhos, entrega os brinquedos.

Sr. Luquinhas, percebendo que Tunico estava incomodando com Zezão,fala.

----Tia Raquel é melhor deixar esse galo longe do meu terreiro, pois, não conhece Tunico, galo feroz quando se trata de cuidar de seu galinheiro,aqui ele é o rei, não há espaço para outro galo.

Tunico, tufou o peito.

Bartolomeu,soltou o verbo.

--- Tá com moral como patrão, né Tunico.

Todos entraram no casarão para tomar uma boa xícara de café.

No terreiro,deram as boas vindas ao Zezão que contou suas aventura em outros terreiros.

Na manhã seguinte, tia Raquel seguiu viagem levando Zezão para a sua chácara lá perto da capital.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 02/06/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7803414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.