Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: A morte do papagaio Juruna

No sitio do Luquinhas todos os animais eram tratados pelo nome, uma forma carinhosa de Luquinhas agradecer pela companhia e alegria de seus amigos animais.

Diante de tantos animais os que mais se destacam são; a galinha Tunica e o galo Tunico, a jabuti Galileu e a jabota lelê, o Cachorro Bartolomeu e o papagaio Juruna.

Juruna era considerado o porta voz do sítio, o repórter que levava as noticias para seus amigos animais

Tunica era comadre de Juruna e tinha uma amizade especial com ele.

Certa manhã, Luquinhas teve que ir a cidade e levou Juruna ao veterinário Victor, pois o mesmo já era velhinho e estava muito desanimado, ele já tinha mas de 50 anos, era herança de 2 gerações da família de Luquinhas.

Luquinhas ao ver seu amigo doente, pergunta ao veterinário Victor.

--Dr.. quantos anos pode viver um papagaio?

O veterinário bem humorado explica:

---- Os papagaios são animais que tem longevidade, claro que muitos fatores podem influenciar quantos anos um papagaio vive. No entanto, com uma rotina saudável, alimentação balanceada e muito carinho e atenção, alguns verdinhos chegam até aos 75 anos sem muitas complicações.

No caso de Juruna podemos ver algumas complicações. Este amiguinho já está com a saúde fragilizada, tanto pela idade quanto pela doença adiquirida, provavelmente Juruna adiquiu aspergilose que é uma das doenças das aves mais comuns e por isso das mais conhecidas. Os papagaios e companhia apanham esta doença ao inspirar esporos do fungo Aspergillus fumigatus que pairam no ar. Uma vez no trato respiratório, os esporos desenvolvem-se formando uma perigosa camada de fungos.

Ele está apresentando os Sintomas da aspergilose

Geralmente, os papagaios que apanham esta doença apresentam sintomas respiratórios, como dificuldade em respirar ou respiração ofegante. No entanto, podem também desenvolver sintomas neurológicos, como por exemplo cãibras e tremores.

Vou fazer o s exames e amanhã você volta para ver o que podemos fazer para preservar a saúde desse papagaio amigo

Enquanto lá no sítio,todos estavam apreensivos com a situação de Juruna.

Tunica até sugeriu que fizessem uma corrente de oração pela restauração da saúde do amigo.

Foi uma noite difícil para todos, ninguém conseguiu dormir.

No dia seguinte, cedinho Luquinhas foi até a cidade saber como está Juruna.

Ao chegar na clínica, Dr. Victor, deu um abraço bem apertado e foi dando a má notícia.

---Luquinhas, Juruna descansou.... fizemos o que foi nescessário, mas não tivemos sucesso.

Lágrimas no rosto de Luquinhas,pois perderá alegria das manhãs. Agora, pensava Luquinhas, quem vai me dar bom dia !

Victor, fez todo o procedimento e entregou Juruna para ser enterrado lá no sítio.

Os animais sentiram que a tarde estava diferente, a tristeza tomava conta de todos.

Ao chegar no sitio, Luquinhas chamou seu João e pediu que fizesse uma cova lá próximo ao igarapé grande, lugar onde Juruna gostava de se alimentar dos frutos das fruteiras que por lá embelezavam o sítio.

Na hora da despedida, todos compareceram, a galinha Tunica e seu parceiro Tunico, Bartolomeu que não parava de uivar, O casal de jabuti Lelê e Galileu a arará Gigi.

Depois do enterro, todos voltaram para suas moradas e o sítio entristeceu por muitos dias.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 09/06/2023
Reeditado em 09/06/2023
Código do texto: T7809265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.