A FLORESTA EM PERIGO 2

 

Capítulo 1: A Reunião

 

A onça estava preocupada. Ela via a fumaça subindo no horizonte, e sentia o cheiro de queimada. Ela sabia que a floresta estava em perigo, e que os humanos eram os responsáveis. Ela decidiu reunir os seus amigos animais para tentar salvar a sua casa.

 

Ela chamou o macaco, o papagaio, a cobra e o jacaré, e os levou para uma clareira onde eles podiam conversar.

 

- Amigos, nós temos um problema. A floresta está pegando fogo, e os humanos estão fazendo isso de propósito. Eles querem destruir a nossa casa para plantar as suas coisas. Nós temos que fazer alguma coisa! - disse a onça.

 

- Mas o que nós podemos fazer? Nós somos apenas animais, e eles têm armas e máquinas. Eles são mais fortes do que nós. - disse o macaco.

 

- Não podemos nos render assim. Nós temos que lutar pela nossa sobrevivência. Nós temos que mostrar aos humanos que a floresta é nossa, e que eles não podem nos tirar daqui. - disse o papagaio.

 

- E como vamos fazer isso? Nós não podemos enfrentá-los diretamente. Eles vão nos matar ou nos capturar. - disse a cobra.

 

- Talvez nós possamos usar a nossa inteligência e a nossa astúcia. Nós podemos sabotar os seus planos, atrapalhar as suas máquinas, assustar os seus animais. Nós podemos fazer com que eles desistam de queimar a floresta. - disse o jacaré.

 

- Isso é uma boa ideia. Mas nós não podemos fazer isso sozinhos. Nós precisamos da ajuda de outros animais, e também de um humano que seja nosso amigo. - disse a onça.

 

- Eu sei de um humano que é nosso amigo. Ele se chama Lucas, e ele é um agente ambiental. Ele trabalha para proteger a floresta e os animais. Ele já me ajudou uma vez, quando eu estava preso em uma armadilha. - disse o macaco.

 

- Então vamos procurar o Lucas, e pedir a sua ajuda. Ele pode nos dar informações sobre os humanos que estão queimando a floresta, e também nos ajudar a conscientizar os outros humanos da vila Remanso sobre a importância de preservar a natureza. - disse o papagaio.

 

- Está decidido então. Vamos formar uma aliança entre os animais e o Lucas, e juntos vamos salvar a floresta do fogo. - disse a onça.

 

E assim eles fizeram. Eles encontraram o Lucas, e lhe contaram sobre o seu plano. Lucas ficou feliz em ver que os animais estavam unidos, e se prontificou a ajudá-los. Ele lhes deu um rádio para se comunicarem com ele, e também alguns equipamentos para combater o fogo.

 

Capítulo 2: A Sabotagem

 

Os animais começaram a agir. Eles espalharam a notícia entre os outros animais da floresta, e formaram equipes para executar as suas tarefas. Alguns ficaram responsáveis por vigiar os movimentos dos humanos que estavam queimando a floresta, e avisar ao Lucas pelo rádio. Outros ficaram encarregados de sabotar as suas máquinas, cortando os fios, furando os pneus, jogando pedras nos vidros. Outros ainda ficaram responsáveis por assustar os seus animais, rugindo, gritando, mordendo, picando.

 

Uma dessas equipes era formada pelo macaco, pelo papagaio e pela cobra. Eles tinham como missão sabotar um trator que estava sendo usado pelos humanos para derrubar as árvores da floresta.

 

Eles se aproximaram do trator com cuidado, esperando o momento certo para agir. Eles viram que havia dois humanos dentro da cabine do trator, conversando entre si.

 

- Essa floresta é uma mina de ouro. Vamos derrubar tudo e vender a madeira. Depois vamos plantar soja e milho. Vamos ficar ricos! - disse um deles.

 

- É verdade. Esses bichos que se danem. Eles não servem para nada. Só atrapalham o nosso trabalho. - disse o outro.

 

O macaco, o papagaio e a cobra ficaram indignados com as palavras dos humanos. Eles decidiram que era hora de agir.

 

O macaco pulou para o capô do trator, e começou a arrancar os fios que ligavam o motor. O papagaio voou para o teto do trator, e começou a bicar os vidros da cabine, fazendo buracos e rachaduras. A cobra se esgueirou para debaixo do trator, e começou a morder os pneus, furando-os com os seus dentes venenosos.

 

Os humanos ficaram assustados com o ataque dos animais. Eles tentaram ligar o trator, mas ele não funcionou. Eles tentaram sair da cabine, mas viram que os vidros estavam quebrados e que havia uma cobra venenosa na porta. Eles ficaram presos dentro do trator, sem saber o que fazer.

 

- Socorro! Socorro! Tem uns bichos malucos atacando a gente! - gritou um deles pelo rádio.

 

- O que está acontecendo? Quem está atacando vocês? - perguntou uma voz do outro lado.

 

- São uns bichos da floresta! Um macaco, um papagaio e uma cobra! Eles estão destruindo o nosso trator! - respondeu o outro.

 

- Isso é impossível! Como uns bichos podem fazer isso? Você está delirando? - perguntou a voz.

 

- Não estou delirando não! Venha ver com os seus próprios olhos! Venha nos ajudar! - implorou o humano.

 

A voz disse que ia mandar reforços, e desligou o rádio.

 

O macaco, o papagaio e a cobra comemoraram a sua vitória. Eles tinham conseguido sabotar o trator, e impedir que os humanos derrubassem mais árvores. Eles se afastaram do trator, e foram se juntar aos outros animais que estavam fazendo o mesmo com as outras máquinas dos humanos.

 

Capítulo 3: A Conscientização

 

Lucas também fez a sua parte. Ele foi até a vila Remanso, e conversou com os agricultores que faziam as queimadas para fazer roçado. Ele lhes explicou sobre os danos que o fogo causava à floresta e aos animais, e também aos próprios humanos, pois aumentava a temperatura, diminuía a chuva, provocava doenças respiratórias. Ele lhes mostrou alternativas mais sustentáveis para cultivar a terra sem precisar destruir a natureza.

 

Uma dessas alternativas era o sistema agroflorestal, que consistia em plantar diferentes espécies de plantas juntas, formando uma espécie de floresta produtiva. Lucas levou alguns agricultores para ver um exemplo desse sistema, que ele tinha implantado em uma área próxima à floresta.

 

Ele lhes mostrou como as plantas se beneficiavam umas das outras, fornecendo sombra, nutrientes, proteção contra pragas e doenças. Ele lhes mostrou como as plantas produziam alimentos variados, como frutas, verduras, grãos, raízes, ervas medicinais. Ele lhes mostrou como as plantas atraíam os animais da floresta, que ajudavam na polinização, na dispersão de sementes e no controle biológico.

 

Os agricultores ficaram impressionados com o sistema agroflorestal. Eles viram que era possível produzir alimentos sem precisar queimar a floresta. Eles viram que era possível conviver em harmonia com a natureza e com os animais. Eles viram que era possível ter uma vida melhor e mais saudável.

 

Lucas ficou satisfeito em ver que os agricultores estavam se interessando pelo sistema agroflorestal. Ele lhes ofereceu ajuda para implantar esse sistema nas suas terras. Ele lhes disse

 

Capítulo 4: A Vitória

 

Aos poucos, o plano dos animais e do Lucas foi dando certo. Os humanos que estavam queimando a floresta começaram a enfrentar dificuldades e prejuízos. Eles viram que as suas máquinas não funcionavam, que os seus animais fugiam, que o fogo se alastrava sem controle. Eles também ouviram as palavras do Lucas, e começaram a se sensibilizar com a situação da floresta e dos animais. Eles perceberam que estavam errados, e que precisavam mudar de atitude.

 

E assim, depois de muita luta e persistência, os animais e o Lucas conseguiram salvar a floresta do fogo. Eles conseguiram convencer os humanos a parar de queimar a floresta, e a adotar o sistema agroflorestal nas suas terras. Eles conseguiram restaurar a harmonia entre a natureza e os seres vivos. Eles conseguiram garantir a sobrevivência da floresta e dos animais.

 

A onça estava feliz. Ela via a floresta verde e cheia de vida, e sentia o cheiro de frescor. Ela sabia que a floresta estava salva, e que os humanos eram os seus aliados. Ela decidiu reunir os seus amigos animais para comemorar a sua vitória.

 

Ela chamou o macaco, o papagaio, a cobra e o jacaré, e os levou para uma clareira onde eles podiam festejar.

 

- Amigos, nós conseguimos! Nós salvamos a floresta do fogo! Nós mostramos aos humanos que a floresta é nossa, e que eles podem nos respeitar. Nós fizemos uma grande coisa! - disse a onça.

 

- Sim, nós conseguimos! Nós usamos a nossa inteligência e a nossa astúcia. Nós sabotamos os seus planos, atrapalhamos as suas máquinas, assustamos os seus animais. Nós fizemos com que eles desistissem de queimar a floresta. - disse o macaco.

 

- Sim, nós conseguimos! Nós usamos a nossa coragem e a nossa determinação. Nós lutamos pela nossa sobrevivência. Nós enfrentamos os perigos, as armadilhas, as chamas. Nós resistimos ao fogo. - disse o papagaio.

 

- Sim, nós conseguimos! Nós usamos a nossa união e a nossa amizade. Nós nos ajudamos uns aos outros. Nós formamos uma aliança entre os animais e o Lucas. Nós trabalhamos em equipe. - disse a cobra.

 

- Sim, nós conseguimos! Nós usamos a nossa força e a nossa esperança. Nós não desistimos da nossa casa. Nós defendemos a nossa floresta. Nós vencemos o fogo. - disse o jacaré.

 

- E nós devemos muito ao Lucas, que foi o nosso amigo humano. Ele nos deu informações, equipamentos, apoio. Ele nos ajudou a conscientizar os outros humanos sobre a importância de preservar a natureza. Ele foi um herói para nós. - disse a onça.

 

- Sim, ele foi um herói para nós. E ele está aqui conosco agora, para celebrar conosco. Vamos dar as boas-vindas ao Lucas! - disse o macaco.

 

E todos os animais aplaudiram e gritaram o nome do Lucas, que chegou na clareira com um sorriso no rosto.

 

- Olá, amigos! Parabéns pela sua vitória! Vocês foram incríveis! Vocês salvaram a floresta do fogo! Vocês são uns heróis para mim! - disse Lucas.

 

- Não, você é um herói para nós! Você foi o nosso amigo humano! Você nos ajudou muito! Você é parte da nossa família! - disse o papagaio.

 

- Obrigado, amigos! Eu fico feliz em ser parte da sua família! Eu amo vocês e amo essa floresta! Eu quero cuidar dela com vocês! Eu quero viver em paz com vocês! - disse Lucas.

 

E todos se abraçaram e se beijaram, felizes por terem salvado a floresta do fogo, e por terem encontrado a amizade entre as espécies.

 

E assim termina a história da floresta em perigo, que se tornou a floresta em harmonia. Uma história de luta, de coragem, de esperança, de amor. Uma história que nos ensina que a natureza é nossa mãe, e que os animais são nossos irmãos. Uma história que nos inspira a cuidar do nosso planeta, e a viver em paz com todos os seres vivos.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 14/09/2023
Código do texto: T7885465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.