O Rei jegue

Era uma vez no Vale Remanso, um lugar onde todos os animais viviam em harmonia sob o reinado do Leão. Mas o Leão, cansado de suas responsabilidades reais, decidiu usar sua autoridade para explorar os outros animais, fazendo-os trabalhar dia e noite sem descanso.

Os animais, exaustos e insatisfeitos, se reuniram secretamente para escolher um novo rei. "Precisamos de alguém gentil e justo, que nos trate com respeito", disse a sábia Coruja. "Alguém que nos faça rir e traga alegria ao nosso vale", acrescentou o Papagaio.

Foi então que o mais improvável dos candidatos se apresentou: o Jegue. "Eu posso não ser o mais forte, nem o mais rápido, mas prometo ser o mais dedicado de todos vocês", disse ele com um sorriso bobo.

Os animais, surpresos com sua coragem, decidiram dar uma chance ao Jegue. E assim, com uma mistura de risos e aplausos, o Jegue foi coroado o novo rei do Vale Remanso.

No dia seguinte, o Leão acordou para encontrar o Vale em festa. "O que está acontecendo aqui?", rugiu ele. "Oh, não ouviu? Temos um novo rei!", zombou o Macaco, apontando para o Jegue, que usava uma coroa de flores torta.

O Leão, furioso, tentou reivindicar seu trono, mas os animais se uniram e disseram: "Chega de tirania! É hora de uma liderança que nos faça sorrir!" E com isso, o Leão foi gentilmente escoltado para fora do vale.

Sob o reinado do Jegue, o Vale Remanso floresceu. Havia risadas em cada canto e os animais trabalhavam juntos, felizes e contentes. O Jegue, com sua maneira engraçada e desajeitada, provou ser um líder amável e justo.

Enquanto isso, o Leão, agora vivendo nas sombras, começou a refletir sobre suas ações passadas. Ele viu a alegria que o Jegue trouxe ao vale e percebeu que a verdadeira força de um rei não vem do medo, mas do amor e do respeito de seu povo.

Com humildade, o Leão retornou ao Vale Remanso e pediu perdão ao Jegue e aos outros animais. "Eu estava errado", admitiu ele. "E eu gostaria de aprender com você, se me permitirem."

O Jegue, com um sorriso caloroso, aceitou o pedido do Leão. "Todos nós cometemos erros, mas o que importa é o que aprendemos com eles", disse ele.

E assim, o Leão e o Jegue governaram juntos, cada um complementando o outro com força e sabedoria, humor e humildade. O Vale Remanso tornou-se um exemplo para todos os outros reinos, mostrando que a verdadeira liderança vem do coração.

E eles viveram felizes para sempre, rindo e aprendendo juntos no Vale Remanso.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 11/03/2024
Código do texto: T8017515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.