o Sensei

Era uma vez um respeitado Sensei que ensinava karatê em um pequeno Dojo na cidade. Ele era conhecido por sua sabedoria e paciência, e seus alunos o admiravam muito.

Entre os alunos, havia um jovem mimado e ingrato. Apesar de receber a mesma atenção e treinamento que os outros, ele frequentemente desrespeitava o Sensei e seus colegas de treino.

Um dia, o aluno ingrato insultou o Sensei na frente de todos. Um dos alunos, vendo o desrespeito, se preparou para repreendê-lo. No entanto, o Sensei interveio e, com calma, pediu aoO aluno ingrato que se retirasse do Dojo naquele dia.

No dia seguinte, o aluno ingrato retornou e novamente insultou o Sensei. Mais uma vez, o Sensei interveio e pediu ao aluno que se retirasse. Isso continuou por vários dias, e a cada vez, o Sensei pacientemente pedia ao aluno ingrato que se retirasse, apesar das palavras dolorosas que recebia.

Intrigado, um aluno perguntou: “Sensei, por que você continua permitindo que o aluno ingrato volte, mesmo quando ele te insulta todas as vezes?”

O Sensei respondeu: “A natureza do aluno ingrato é ser desrespeitoso. A minha natureza é ensinar e cultivar a paciência. Não devo permitir que a natureza dele mude a minha.”

Os alunos aprenderam uma lição valiosa naquele dia - que não devemos permitir que as ações negativas dos outros mudem nossa essência e nossos princípios. Eles entenderam que, assim como no karatê, a verdadeira força vem de manter a calma e a integridade, mesmo diante da adversidade.