Amora e Violeta

Numa tranquila floresta, onde o zumbido das abelhas ecoava entre as árvores, vivia uma abelha peculiar chamada Violeta. Diferente das suas irmãs, Violeta não tinha interesse em buscar néctar nas flores abundantes da floresta. Ela preferia algo mais doce e intenso: a glicose das canas que eram moídas pelo um velho engenho a motor de um vendedor de caldo de cana no pequeno vilarejo ao lado.

As outras abelhas não entendiam sua predileção estranha, e sempre criticava Violeta sobre suas escolhas; e questionavam seu comportamento incomum. Mas Violeta não se importava e respondia que amava suas irmãs, mas adorava o sabor do caldo da cana cainhana e o conforto da casa de Maribondo que tinha ganhado de presente do seu primo que tinha ido morar em outra região da floresta. Ela também tinha uma forte amizade com as formigas que se organizavam com muita semelhança com a sociedade das abelhas, também se relacionava muito bem com as moscas, que eram muito desorganizadas mas lhe ensinavam muito com seus estranhos habitos de comerem de tudo e serem insetos chatos que importunavam todos os animais da floresta, ao contrário de suas irmãs, violeta passava o dia na velha casa abandonada de seu primo marimbondo.

Um dia, enquanto explorava os arredores da floresta, Violeta conheceu uma linda borboleta colorida chamada amora. Elas se tornaram amigas rapidamente e passaram horas conversando sobre suas vidas e experiências. Foi durante uma dessas conversas que Amora, compartilhou uma sabedoria profunda com Violeta.

Ela explicou que algumas criaturas passam por transformações extremamente dolorosas, como no caso das borboletas, que precisam superar o difícil processo de metamorfose. No entanto, outras criaturas, como você violeta passam por transformações mais suaves, adaptando-se gentilmente às mudanças ao seu redor. você desenvolve empatia se colocando no lugar das moscas que são muito diferente de você querida violeta, de uma forma orgânica e natural sem precisar de um grupos organizados cheios de bandeiras rótulos e panfletos forçando você ser o que você não é. você também é tolerante as diferenças, isso deve fazer parte da vida de todos os seres que vivem aqui nessa floresta

você está sempre aberta ao diálogo: Você está sempre atenta e disposta a ouvir atentamente e trocar ideias de forma respeitosa, mesmo quando houver discordância.enriquecendo assim seu próprio entendimento do mundo. independentemente de suas diferenças. Ao praticar esses princípios, podemos construir relacionamentos mais saudáveis. Quando o diálogo terminou tinha dezenas de insetos ao redor de Amora e Violeta extremamente atentos aqueles sábios conselhos.

Alexandre Tito
Enviado por Alexandre Tito em 05/05/2024
Reeditado em 15/05/2024
Código do texto: T8056855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.