Bem

Os homens sábios ensinaram-nos que não basta escolher entre os males o menor, mas também tirar deles todo o bem que possam conter.

(Cícero)

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. . . Se não houver flores, valeu a sombra das folhas . . . Se não houver folhas, valeu a intenção da semente . . .

(Henfil)

O ruído faz pouco bem, o bem faz pouco ruído.

(S. Francisco de Sales)

O prémio da boa obra é tê-la realizado.

(Séneca)

Só há uma maneira de acabar com o mal: é responder-lhe com o bem.

(Tolstoi)

Os bons pensamentos produzem bons frutos, os maus pensamentos produzem maus frutos. . . e o homem é seu próprio jardineiro.

(James Allen)

A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível.

(Maria Montessori, pedagoga italiana)

Na minha vida fiz muito bem e muito mal; mas todo o bem o fiz muito mal, e todo o mal o fiz muito bem.

(Richelieu)

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

(Confúcio )

É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.

(Albert Einstein)

Ó beleza! Onde está tua verdade?

(Shakespeare - Tróilo e Cressida)

Se achas bom ser importante, um dia descobrirás que é mais importante ser bom.

(R. Scheneider)

O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias.

(Provérbio hindu)

A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo.

(Maomé)

Quando procuraste a companhia de uma satisfação sensual... - depois, que solidão!

Porquê debruçares-te a beber nos charcos dos gozos mundanos, se podes saciar a tua sede em águas que brotam para a vida eterna?

(Josemaría Escrivá)

Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti.

(Sir Thomas Browne)

Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso.

(Platão)

É preferível cultivar o respeito pelo bem do que o respeito pela lei.

(Henry Thoreau)

Dever-se-ia pensar mais em fazer o bem do que em estar bem: e assim também se acabaria por estar melhor.

(Alessandro Manzoni)

Nada perturba tanto a vida humana como a ignorância do bem e do mal.

(Cícero)

Roberto Cerqueira Dauto
Enviado por Roberto Cerqueira Dauto em 31/03/2006
Código do texto: T131612