FILIGRANAS À-TOA (I)

1 O que eu acho, reprisando o óbvio, na telinha do juiz moderador: tudo é relativo.

2 Normas de conduta: discorrer sobre todos os temas, mas nunca fazer fincapé em política (partidária), futebol e religião.

3 Vocábulos mais abomináveis da linguagem universal: estupro, estuprar, estuprador.

4 Filosofia de vida: não ter uma única filosofia vã.

5 Piores crápulas da face da Terra: o dedo-duro, o traidor, o caluniador e o torturador. [Como veem, marcação minha com o sufixo -DOR].

6 Frase marcante que gostaria de cumprir e de que todos a seguissem à risca: "Non ridere, no lugere negni detestare, sed inteligere", ou seja, "não rir, não chorar nem odiar, mas compreender" - autoria de Spinoza, o filósofo.

7 Justiça melhor: a que se faz com a mão de Deus e o cipó da parte que foi ofendida ou vilipendiada.

8 Melhor serviço prestado a alguém, quando este se encontrar no degrau da desgraça: a solidariedade.

9 Ética que não merece ser observada: pôr panos mornos no lombo de um patife.

10 Regra 1 e única de quem tem vergonha na cara: cultivar o hábito da gratidão, mas nunca puxar o saco de quem quer que seja, ainda que eventualmente o coisa-ruim seja o rei.

11 Omissões injustificáveis: não se interessar pela Política e andar repetindo feito um besta - "Cada macaco no seu galho".

13 Duas inutilidades: escrever à base de estrangeirismos (colunistas sociais) e só escrevinhar injetando um latim de a. C.(os latinórios em desuso).

14 Regrinha simples do bem-viver, para causar inveja aos "nossos" homens do Parlamento, consoante pregou João Capistrano de Abreu, o cabeça-chata da terra de Chico Anísio: que todos tenham vergonha na cara.

15 Exercício para tirar as oiças do noticiário policial, sem cair no obituário das músicas ianques: ouvir Bossa-Nova, marchinhas e frevos de velhos carnavais, mas sobretudo samba; este, o lídimo ritmo nacional. [Forró, vindo de FOR + ALL, com pequenas exceções, botem na lata do lixo].

16 Parar de viver repetindo, com os reaças, que a utopia do socialismo acabou; ela apenas aguarda que você pense, aja e o reconstrua.

17 Acreditar na melhoria dos humanos, ainda que estes sejam sionistas, fascistoides ou ianques.

18 Hábito que ou se cultiva ou ele morre, sem fazer estupendos efeitos na manhã do dia seguinte: ler e ler muito.

Fort., 24/03/2009.

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 24/03/2009
Reeditado em 08/12/2010
Código do texto: T1502823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.