Os Dez Nomes de Buda





Thich Nhat Hanh, místico, erudito, ativista, poeta, mestre Zen, indicado para o prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King Jr. é autor de livros sobre o budismo. Participa do diálogo entre budismo e cristianismo. Mostra conhecer a vida de Jesus no livro Vivendo Buda, vivendo Cristo e muito respeito pelos elementos da tradição Cristã. Neste livro, ele afirma que Buda tem dez nomes “e que cada um descreve uma qualidade auspiciosa”. São eles:
 
1 Tathagata significa “aquele que chegou até nós pelo caminho correto”, “aquele que vem da maravilhosa realidade da vida e que voltará essa maravilhosa realidade” e “aquele chegou do tal como é, permanece no tal como é e voltará ao tal com é”. “Tal como é” para os budistas quer dizer a “realidade suprema” ou a “essência da existência”.
 
2 – Arhat, isto é, “aquele que merece nosso respeito e apoio”.
 
3 – Samyaksambuddha – “aquele que é perfeitamente iluminado”.
 
4 –Vidyacaranasampana – “aquele que é contemplado com insight e conduta”.
 
5 - Sugata – “aquele que percorreu alegremente o caminho”.
 
6 – Lokavidu – “aquele que conhece bem o mundo”.
 
7 – Anuttarapurusadamyasarathi – “o insuperável líder daqueles que serão treinados e ensinados”.
 
8 – Sastadevamanusyanam – “mestre dos deuses e dos seres humanos.
 
9 – Buddha – “o iluminado”.
 
10 – Bhagavat – “o abençoado”.

 
Segundo o autor, todos os seres da natureza possuem essas qualidades no seu âmago e se as realizarem neles mesmos, todos os respeitarão.

 
Referência: HANH, Thich Nhat. Vivendo Buda, vivendo Cristo. Rio de janeiro: Rocco, 1997. 
 

Imagem: Google

Respeite os direitos autorais.